Oiça este artigo aqui:
Num contexto de elevada pressão competitiva, a Inteligência Artificial e a análise avançada de dados surgem como soluções e oportunidades-chave para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a precisão na tomada de decisões, no sector do consumo e retalho. A consultora tecnológica Stratesys revela de que forma as empresas podem tirar partido destas tecnologias e ferramentas digitais para se destacarem num mercado marcado pela inovação constante.
O sector do consumo enfrenta uma realidade em que a concorrência entre marcas próprias e marcas de distribuidor exige a máxima eficiência operacional e uma tomada de decisão ágil e precisa. A Stratesys destaca a importância da utilização inteligente dos dados e a implementação de soluções baseadas em IA para responder a este desafio.
Tecnologia acessível para competir em pé de igualdade
Graças à democratização tecnológica impulsionada pela IA, empresas de todas as dimensões podem agora aceder a ferramentas avançadas que, até há pouco tempo, estavam apenas ao alcance de grandes organizações com maiores recursos e equipas especializadas. Além disso, a introdução de interfaces com linguagem natural eliminou mais uma barreira técnica, facilitando o acesso a análises de dados complexas. Esta acessibilidade permite às pequenas e médias empresas competir em pé de igualdade com com grandes players, otimizando as suas decisões e aumentando significativamente a sua eficiência operacional.
Entre os processos mais beneficiados pela análise avançada de dados destacam-se a personalização de produtos e promoções, o planeamento preditivo da procura, a otimização logística e a gestão estratégica da oferta, recorrendo a técnicas estatísticas e algoritmos de otimização.
Estas soluções permitem não só antecipar comportamentos de mercado, como também ajustar recursos e decisões comerciais de forma mais precisa e informada.
Dos dados à decisão: o papel essencial da inteligência humana
“Atualmente, o acesso massivo a grandes volumes de dados e a facilidade com que os podemos analisar, graças a tecnologias como a IA, transformaram radicalmente a gestão empresarial. Depois de exploradas todas as ferramentas que a tecnologia nos oferece, cabe à nossa inteligência humana formular as perguntas certas e interpretar corretamente as respostas, de forma a tomar decisões alinhadas com os objetivos e com o menor risco possível”, afirma Antonio Manzanero, Diretor da Área de CPG & Retail na Stratesys.
A Stratesys reforça ainda a importância de uma boa gestão dos dados, garantindo qualidade, segurança e rastreabilidade, como condição indispensável para obter resultados fiáveis e consistentes. As novas tecnologias estão a mudar a forma como nos relacionamos com os dados, que passam a ser ativos fundamentais. Ao mesmo tempo, exigem também um maior conhecimento dos métodos estatísticos subjacentes, para que seja possível explorar todo o seu potencial na gestão das organizações.
“A transformação digital não só melhora a eficiência operacional, como representa uma vantagem estratégica decisiva. Na Stratesys, trabalhamos para transformar os dados em ativos reais, geradores de valor tangível e sustentável para as empresas do setor do consumo e retalho”, acrescenta Manzanero.
Num cenário onde a incerteza e a velocidade da mudança ditam o ritmo, apostar na digitalização e na utilização estratégica da IA deixou de ser apenas uma vantagem competitiva: é hoje uma necessidade fundamental para liderar e antecipar o mercado.