in

Huawei é a única marca chinesa presente no Forbes Most Valuable Brands of 2018

A Huawei integrou a lista Forbes Most Valuable Brands, pela primeira vez, em 2017, ocupando o 88.º lugar, com um “brand value” de 7,3 mil milhões de dólares. Após um ano de rápido crescimento, o valor da marca cresceu 15% comparativamente ao ano anterior, atingindo os 8,4 mil milhões de dólares americanos e subindo no ranking da posição 88 para a 79.

As empresas de tecnologia continuam a dominar a lista ocupando os primeiros cinco lugares do topo e representando mais de 20% das marcas do Top 100. A Apple aparece em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo, seguida da Google, Microsoft, Facebook e Amazon. As marcas di top 100 são oriundas de 16 países e regiões no mundo, com o maior número proveniente dos Estados Unidos da América com 54 lugares, seguido de 12 marcas da Alemanha e sete marcas do Japão e França, respetivamente. A Huawei continua a ser a única marca chinesa a constar da lista.

O ano de 2017 assistiu a um crescimento global rápido da Huawei, resultante de gamas de produtos como as séries Mate, P e Nova. O lançamento das séries Huawei P10 e Mate 10 ajudaram a aumentar as suas credenciais premium e aumentar a influência da Huawei no segmento topo de gama. O Huawei Nova 2s, por outro lado, foi aclamado pelas gerações mais novas pelo seu foco nas mais recentes tendências de consumo de moda.

A Huawei lançou oficialmente a série Huawei P20, em Paris, em março. Com uma câmara Leica de lente tripla, única no mercado, design com cor twilight e funcionalidades de inteligência artificial, a série Huawei P20 foi um sucesso global de vendas. De acordo com a IDC, a quota de mercado da Huawei cresceu 1,8%, alcançando 11,8% em 2018, o que lhe assegurou o terceiro lugar no ranking mundial no primeiro quarto deste ano.

O “brand awareness” global da Huawei atingiu os 85%, em 2017, enquanto a consideração de marca cresceu significativamente ao nível internacional, conseguindo alcançar os 100% face ao ano anterior. De acordo com os dados da IPSOS, o “brand awareness” da Huawei, consideração e NPS posicionaram-na como número um no mercado chinês.

A Huawei teve bons resultados também noutros rankings de marca. Posicionou-se em 70.º lugar no Top 100 da Interbrand, divulgado em setembro, enquanto em fevereiro a Brand Finance disponibilizou o relatório “Global Top 500 Brand Values in 2018”, com a Huawei a ocupar o 25.º lugar, com um valor de 38 mil milhões de dólares americanos.

O crescimento contínuo da Huawei no mercado global e a sua crescente influência resultou do compromisso de vários anos com a melhor tecnologia, inovação e investimento em investigação e desenvolvimento. Segundo o relatório anual da Huawei, o investimento da marca em I&D em 2017 representou cerca de 14,9% dos lucros. 

Relativamente a patentes, até 31 de dezembro, a Huawei acumulou 74.307 patentes, sendo 64.091 referentes à China e 48.758 aplicações de patentes no estrangeiro, das quais mais de 90% são patentes de invenção.

Konica Minolta Portugal eleita a melhor subsidiária da Europa

Turismo do Centro de Portugal, Booking e chef Kiko vencem nos Prémios AHRESP 2018