in

Hotéis em Portugal registam aumento de 26% nas receitas e elevada procura para o verão de 2024

Procura aumenta 29% face a 2023

Hotéis procura

O ano de 2024 arrancou para os hotéis em Portugal com um forte aumento na procura, mais 29% face a 2023, e, neste momento, destacam-se especialmente as reservas de junho a agosto.

Os dados do portfólio de clientes da Guestcentric – cerca de 400 hotéis independentes em Portugal – revelam que as reservas diretas continuam a ser a escolha predominante dos viajantes. Esta tendência é acentuada pela elevada taxa de cancelamentos nas plataformas de terceiros.

 

Preço médio das estadias atinge valores recorde

Este ano, o preço médio por noite para estadias entre junho e agosto encontra-se no recorde histórico de 259 euros. Comparativamente ao ano passado, trata-se de um aumento de 6% no preço médio e de mais 7% face às reservas futuras.

Em termos de mercados, os Estados Unidos da América continuam a liderar na procura de estadias em Portugal, seguido de perto pelo mercado nacional, mais forte este verão do que no ano passado. O Reino Unido, a Alemanha e Espanha completam os cinco primeiros mercados em termos de nacionalidades de hóspedes, para os meses de verão.

Todas as principais regiões de Portugal registam aumentos substanciais em estadias e receitas para o verão de 2024, face ao ano anterior. Portugal, no seu todo, verifica, além do aumento de 26% nas receitas, um incremento de 20% nas noites reservadas e preços médios 6% acima do mesmo período em 2023.

Em termos de regiões, a Madeira destaca-se claramente, com o crescimento nas receitas de 55% face a 2023, seguida pelo norte, que regista um aumento de 41%, e os Açores com 40%. Tanto a Madeira como os Açores verificaram aumentos consideráveis nos seus preços médios, de 19% e 18%, respetivamente.

A nível mundial, a indústria de viagens e turismo já ultrapassou os resultados de 2019 e não se verificam sinais de desaceleração, assistindo-se tanto a uma maior despesa no consumo privado como a normalização nas viagens de negócios. No atual panorama de mercado das Online Travel Agencies (OTA), de acordo com a Guestcentric, a Booking tem perdido quota de mercado face ao canal direto e ao Grupo Expedia, que registam forte crescimento para o verão em Portugal. Assiste-se ainda à recuperação de todo o sector B2B, nomeadamente o GDS, consolidadores e operadores turísticos, com aumentos de 50% face ao mesmo período em 2023.

 

Siga-nos no:

Google News logo

Casa Ermelinda Freitas

Casa Ermelinda Freitas conquista 16 medalhas de ouro em França

Super Bock Group campanha

Nova campanha pretende democratizar o consumo de Super Bock Selecção 1927