Oiça este artigo aqui:
A Honor e a Alibaba anunciaram um acordo de cooperação estratégica em Hangzhou, testemunhado por James Li, CEO da Honor, e Eddie Wu, CEO do Alibaba Group.
O acordo assenta numa visão partilhada de crescimento e inovação, estabelecendo uma parceria abrangente que se concentrará em três áreas-chave: ecossistemas de IA, modelos e capacidades de IA e serviços inteligentes.
“O objetivo é desenvolver um ecossistema robusto, explorando as oportunidades resultantes da transformação digital e da convergência de dispositivos inteligentes“, lê-se na nota de imprensa.
No campo dos ecossistemas de agentes de IA, as duas empresas irão combinar as suas vantagens tecnológicas para criar soluções inovadoras em cenários como navegação, turismo, estilo de vida, produtividade móvel, comércio eletrónico e entretenimento. A colaboração permitirá a partilha de recursos, avanços técnicos e o desenvolvimento de novas funcionalidades que irão redefinir a experiência nos dispositivos móveis.
Impacto nos próximos dispositivos
Relativamente aos modelos e capacidades de IA, a parceria terá como base o modelo de código aberto Qwen, explorando aplicações verticais em dispositivos, agentes inteligentes e tecnologias multimodais de compressão e geração. O objetivo é oferecer uma experiência “nuvem+dispositivo” de referência global, potenciando o modelo Qwen com hardware de última geração, sistemas operativos avançados e a integração com os diferentes cenários da Honor. Este trabalho conjunto permitirá acelerar a evolução dos grandes modelos de IA, tornando-os mais inteligentes, personalizados, seguros e eficientes para os utilizadores do Honor MagicOS.
A cooperação estender-se-á ainda às capacidades de IA MaaS (Model-as-a-Service), com foco na otimização do desempenho e na integração de soluções para texto, imagem, vídeo, voz e aplicações multimodais. Serão desenvolvidos processos conjuntos de treino, ajuste e inferência de modelos, tanto na nuvem como no dispositivo, de forma a alcançar recursos de última geração (SOTA).
No futuro, a colaboração irá expandir-se através da integração do vasto ecossistema de serviços da Alibaba, recorrendo ao protocolo MCP (Multi-Cloud Platform). Serviços como Ele.me (entrega de comida), Damai (bilhetes de espetáculos) e Taopiaopiao (bilhetes de cinema) serão gradualmente incorporados, alargando os cenários de utilização em áreas como alimentação, entretenimento, produtividade e comércio eletrónico, tornando o quotidiano dos utilizadores mais prático e eficiente.
A iniciativa terá expressão imediata na próxima série Honor Magic8, que se apresentará como o smartphone de IA autoevolutivo mais avançado, reunindo funcionalidades e serviços resultantes desta colaboração estratégica.