Karl-Heinz Holland
in

Homem que liderou a expansão do Lidl na Europa escolhido para assumir os destinos do Grupo DIA

Karl-Heinz Holland foi nomeado CEO do Grupo DIA, substituindo no cargo Borja de la Cierva Álvarez de Sotomayor.

A nomeação acontece no seguimento do resultado positivo da oferta pública de aquisição de ações da DIA formulada pela LetterOne e respetiva reformulação do Conselho de Administração. Foram aceites as demissões apresentadas por Richard Golding, Mariano Martín Mampaso, Antonio Urcelay Alonso, María Garaña Corces, Julián Díaz González, Angela Spindler e Borja de la Cierva Álvarez de Sotomayor, como administradores e membros das comissões do Conselho de Administração da DIA, e nomeados por cooptação Stephan DuCharme, Michael Joseph Casey, Sergio Antonio Ferreira Dias e Karl-Heinz Holland como administradores externos (propostos pela LetterOne), e Christian Couvreux e José Wahnon Levy, como administradores independentes.

O novo diretor executivo do Grupo DIA é um veterano do sector do retalho. Membro do conselho consultivo da LetterOne, foi, durante seis anos, CEO do Lidl. Foi sob a sua liderança que o grupo alemão acelerou a sua expansão na Europa. Com 23 anos de carreira no Lidl, foi também responsável pelas compras, marketing e logística internacional, antes de assumir a direção executiva em 2008. É atualmente presidente do Conselho de Administração da DSD – Duales System Holding e membro do conselho supervisor da Zooplus. “Quero agradecer pessoalmente a todas as pessoas envolvidas, especialmente aos nossos colaboradores e franchisados, que trabalharam de forma incansável durante meses num contexto de incerteza para garantir o futuro do Grupo DIA. Sem eles, sem o seu profissionalismo, não estaríamos numa posição de progredir hoje. Acredito nesta empresa e assumo o compromisso de levar a cabo as importantes medidas necessárias para enfrentar o futuro. Peço aos nossos colaboradores, franchisados, fornecedores e clientes que depositem em nós a confiança e o apoio necessários para conseguirmos construir um futuro próspero e cheio de êxitos para o grupo”, afirma Karl-Heinz Holland.

Por sua vez, Stephan DuCharme foi nomeado presidente do Conselho de Administração, função que acumula com a de membro da Comissão de Compromissos e Remunerações, que partilha com Christian Couvreux e Jaime García-Legaz Ponce. “A L1 Retail está muito satisfeita por se tornar acionista de referência do Grupo DIA. Também estamos satisfeitos por termos chegado a acordo com todos os credores para garantir uma estrutura de capital viável a longo termo. Iremos trabalhar com os credores de forma expedita para concluir a injeção de 380 milhões de euros adicionais no negócio, para além do aumento de capital de 500 milhões de euros. Isso irá garantir a criação de uma plataforma sólida para a reestruturação do negócio em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina. Podemos agora concentrar toda a nossa atenção no que é realmente importante, melhorar a DIA para benefício dos nossos clientes, dos 46.600 colaboradores e franchisados, dos fornecedores, dos credores e restantes acionistas. Temos uma visão clara: tornar a DIA num retalhista alimentar de proximidade líder e, enquanto investidores a longo prazo, sabemos que isto irá requerer paciência e muito trabalho. Gostaria de agradecer a Borja de la Cierva pela sua dedicação, nos últimos cinco meses, à frente do negócio numa situação muito desafiante”, declara.

Stephan DuCharme

Stephan DuCharme é chairman não executivo do X5 Retail Group desde novembro de 2015. Antes disso, no período de 2012 a 2015, foi diretor executivo da X5, liderando a viragem estratégica da empresa no sentido de se tornar no retalhista alimentar de mais rápido crescimento. Acumula 25 anos de experiência nos sectores do retalho e financeiro.

Por seu turno, Sergio Antonio Ferreira Dias e José Wahnon Levy foram nomeados membros da Comissão de Auditoria e Conformidade.

Sergio Antonio Ferreira Dias tem uma larga experiência nas áreas do retalho, e-commerce e branding. O gestor brasileiro foi um dos pioneiros no comércio eletrónico europeu e, ao longo dos últimos 15 anos, trabalhou em várias empresas desta área, quer como empreendedor, quer como investidor. Com dupla nacionalidade, brasileira e francesa, Sergio Antonio Ferreira Dias iniciou a sua carreira na Arthur Andersen, em São Paulo, antes de ingressar as fileiras do Carrefour, em França. Como diretor financeiro do grupo retalhista francês, liderou a equipa responsável por uma das maiores fusões da história do retalho moderno, a dos grupos Carrefour e Promodés. Após a fusão, co-liderou a equipa que criou o negócio de e-commerce do Carrefour, em 1999. Em 2012, Sergio Antonio Ferreira Dias juntou-se à LVMH, onde esteve sete anos, iniciando como diretor financeiro da divisão de vinhos e bebidas espirituosas e ascendendo a diretor executivo da Millennium, a divisão de vodka e rum da Moet Hennessy.

Sergio Ferreira Dias

Outro dos administradores propostos pela LetterOne, como vogal do Conselho de Administração,  é Michael Joseph Casey. No fundo de investimento, partilha com Stephan DuCharme a liderança pela execução do negócio, incluindo a delineação e implementação da estratégia de investimento estratégico no espectro do retalho online e offline. Antes da LetterOne Retail, Michael Joseph Casey foi managing director na Goldman Sachs, onde foi responsável pela indústria do retalho na região EMEA. Durante a sua passagem pelo banco de investimento, liderou vários processos de fusão e aquisição e transações no mercado de capitais no sector do retalho.

Michael Casey

No âmbito da reformulação da cúpula diretiva do Grupo DIA, foram também aceites as demissões apresentadas pelos atuais secretário e vice-secretário do Conselho de Administração, Ramiro Rivera Romero e Miguel Ángel Iglesias Peinado, respetivamente, tendo sido nomeados Álvaro López-Jorrín Hernández e Lisa Giroux para os mesmos cargos.

Lucros da Walmart disparam 80%

Retalhistas duvidam da durabilidade do seu modelo de negócio