in

H&M regressa ao lucro

Após as perdas do ano passado, o grupo sueco de moda H&M voltou a ter lucro. O grupo terminou o primeiro trimestre do ano financeiro de 2023 com um lucro após impostos de 540 milhões de coroas suecas (48 milhões de euros), o dobro do valor do ano anterior. O lucro operacional ascendeu a 725 milhões de coroas suecas (64 milhões de euros).

O resultado foi muito acima das expectativas e uma grande melhoria em relação à perda inesperada que a gigante da moda sofreu no final do trimestre anterior. Os analistas temiam perdas adicionais, mas a CEO Helena Helmersson assegurou que as coisas estão a avançar na direc+ção certa em várias áreas.

 

Segunda mão

Uma nota importante é que, pela primeira vez, a plataforma de segunda mão Sellpy é incluída nos resultados do grupo. Isto resulta num impacto positivo pontual de mil milhões de coroas suecas (90 milhões de euros). A H&M começou a investir na Sellpy há cerca de 10 anos, mas é agora “uma das maiores plataformas em segunda mão da Europa“, disse Helena Helmersson.

O grupo de moda já tinha revelado que as suas vendas trimestrais tinham aumentado 12%, para quase cinco mil milhões de euros, embora em grande parte devido a efeitos cambiais favoráveis. A taxas de câmbio constantes, as vendas aumentaram apenas 3%.

A falta de tempo primaveril também abrandou um pouco as vendas em março, mas onde a temperatura aqueceu as coleções primaveris foram bem recebidas. Para março, a H&M espera que as vendas tenham aumentado 4%.

Lidl

Lidl lança a primeira coleção de cozinha sustentável

cultivados em laboratório

Itália proíbe a produção e venda de alimentos cultivados em laboratório