in

Henkel transforma resíduos em novas embalagens

A Henkel associou-se ao Plastic Bank, uma empresa social que tem como objetivo impedir o despejo de plástico no oceano e proporcionar oportunidades para as pessoas que vivem na pobreza.

Atualmente, estão a construir-se novos centros de recolha de plástico no Haiti, onde as comunidades terão oportunidade de ganhar dinheiro ou obter serviços a partir da eliminação dos resíduos plásticos do seu ambiente local, antes que entrem nos circuitos de água e nos oceanos. A Henkel é a primeira grande empresa global de bens de consumo que está associada ao Plastic Bank, desenvolvendo formas de incorporar o plástico recolhido na embalagem dos seus produtos no futuro.

Paralelamente ao Plastic Bank, a Henkel dá um passo em frente na sua jornada em sustentabilidade. A empresa, com 141 anos, pretende triplicar o valor da sua pegada ambiental até 2030 e já é reconhecida como líder em sustentabilidade no seu sector, com presença em índices e ranking independentes. “Estamos convencidos que a nossa aposta na sustentabilidade está mais importante do que nunca” refere Kathrin Menges, Executive Vice President Human Resources da Henkel e Chair of Henkel’s Sustainability Council. “Estamos muito contentes em nos associarmos ao Plastic Bank para evitar que os resíduos plásticos cheguem ao oceano no Haiti e melhorar a vida das pessoas que vivem na pobreza. Ativando as principais marcas nesta cooperação, queremos aumentar ainda mais a consciência do consumidor sobre o desperdício de plástico e demonstrar a força do nosso compromisso com a sustentabilidade e o progresso social”.

A parceria com o Plastic Bank é conduzida pela Schwarzkopf e pelas principais marcas da unidade de negócio de Laundry & Home Care. Inicialmente, centrar-se-á no Haiti, onde a falta de infraestruturas de gestão de resíduos significa que existe um significativo potencial de impacto positivo. As comunidades locais na ilha receberão dinheiro, bens ou serviços em troca da recolha de resíduos de plástico. O plástico recolhido será classificado e processado e depois integrado nas cadeias de valor de reciclagem, como o Social Plastic. O material é verificado pelo Plastic Bank para garantir que os recolectores recebem um valor superior ao do mercado de resíduos de plástico. “Estamos muito satisfeitos por anunciar esta parceria com a Henkel e com as suas principais marcas de consumo”, refere David Katz, fundador e CEO do Plastic Bank. “Colaborar com um líder global em sustentabilidade permite-nos alcançar ainda mais pessoas com a nossa solução e ter um impacto maior no meio ambiente. Juntos podemos parar o despejo de plástico no oceano, transformando o desperdício em dinheiro e criando oportunidades para pessoas que vivem na pobreza”.

Esta nova parceria baseia-se nas atividades já existentes na Henkel relacionadas com embalagens e reciclagem sustentável. Em 2016, a Henkel utilizou plástico reciclado em aproximadamente 1,3 mil milhões de embalagens de detergentes, produtos de limpeza para a casa, beleza e cuidados pessoais a nível mundial. Este sucesso indica a força do compromisso da Henkel com o embalamento sustentável, que segue três princípios básicos: menos embalagens e resíduos, melhor embalagem e permitido uma economia circular. “O Plastic Bank oferece uma solução única para o problema do plástico nos oceanos porque aborda o desperdício na fonte e é escalável em todo o mundo“, refere Thomas Müller-Kirschbaum, Head of Global Research and Development da unidade de negócio Laundry & Hame Care da Henkel. “Esta parceria com as nossas marcas ampliou as expectativas atuais, ao adicionar este sólido foco no apoio ao progresso social”.

Phone House inaugura nova loja em Évora

centros comerciais

Novos centros comerciais somam 11 milhões de metros quadrados na região EMEA