in ,

Henkel lançou no mercado europeu quase 700 milhões de embalagens fabricadas com plástico 100% reciclado

A Henkel alcançou um marco no seu compromisso com as embalagens sustentáveis: a empresa utilizou quase 700 milhões de embalagens fabricadas a partir de plástico 100% reciclado para os produtos da sua unidade de negócios de Laundry & Home Care na Europa, mais de 400 milhões apenas em 2020.

O material reciclado provém de resíduos de produtos pós-consumo, incluindo o Social Plastic da colaboração da Henkel com o Plastic Bank. Ao aumentar o número de embalagens produzidas a partir de material reciclado, a Henkel contribui não só para a economia circular, como também para a proteção do clima: o PET reciclado tem uma pegada de CO2 quase 80% menor em comparação com o plástico virgem. “Na Henkel, promovemos soluções de embalagens sustentáveis e fomentamos a economia circular ao longo de toda a cadeia de valor, porque estamos empenhados em cumprir a nossa responsabilidade enquanto fabricantes de bens de consumo”, explica Abdullah Khan, Head of Packaging Sustainability Laundry & Home Care da Henkel. “Estamos a aumentar a proporção de material reciclado em todo o nosso portfólio e muitas das nossas embalagens já incluem plásticos reciclados. Atualmente, não é viável chegar a 100% devido à falta de disponibilidade de materiais de alta qualidade. No entanto, aumentámos significativamente o número de produtos de consumo com embalagens produzidas a partir de plástico 100% reciclado. Alcançar a meta de 700 milhões é um grande sucesso e uma motivação para acelerar ainda mais os nossos esforços”.

Embalagens sustentáveis para produtos de consumo

Uma ampla variedade de marcas e categorias da Henkel possui embalagens produzidas a partir de plástico 100% reciclado, provendo a economia circular. A maioria das embalagens PET da unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel na Europa já é feita a partir de material 100% reciclado. Em Portugal, destacam-se as novas refe­rências Dum Dum ProNature que, para além da nova fórmula sustentável, apresentam também embalagens “eco-friendly” elaboradas a partir de plástico 100% reciclável e 90% de cartão reciclado.

Também na área de casa de banho, Sonasol WC sobressai com a oferta ProNature produzida com ingredientes de origem natural, com embalagem 100% ecológica, incorporando cartão 100% reciclado e cesta de plástico 100% reutilizada de resíduos de plástico industrial.

Já no segmento de roupa, é Vernel que se distingue. Para além de todas as garrafas da marca serem feitas de plástico 100% reciclado, na gama Fresh Control 25% do plástico da embalagem é extraído dos oceanos.

 

Social Plastic

O Social Plastic contribui para as causas ambientais e sociais: o plástico reciclado foi recolhido em países sem infraestruturas de reciclagem funcionais antes de entrarem nos oceanos ou nos cursos de água, por pessoas que vivem em situação de pobreza.

Por outro lado, a unidade de negócio de Beauty Care também avançou nesse aspeto. Recentemente, a marca de cuidados capilares Syoss relançou a sua imagem, com uma nova embalagem mais sustentável. As embalagens são produzidas com uma percentagem maior de materiais reciclados (até 98% em alguns produtos) e são livres de carbono, tornando-as classificáveis e recicláveis.

 

Objetivos

O uso de plásticos reciclados pós consumo faz parte dos objetivos para as embalagens da Henkel para 2025. A empresa está a trabalhar com o objetivo de reduzir em 50% a quantidade de plástico virgem de origem fóssil nas embalagens dos seus produtos de consumo até 2025. Para atingir essa meta, a Henkel pretende aumentar a proporção de plásticos reciclados em mais de 30% até 2025, reduzir o volume absoluto de plástico e aumentar a utilização de plásticos de base biológica.

Além disso, 100% das embalagens da Henkel são recicláveis ou reutilizáveis e a empresa quer ajudar a evitar que os resíduos sejam descartados para o meio ambiente. Por essa razão, a Henkel está a apoiar iniciativas como a recolha e a reciclagem de resíduos. “As soluções para embalagens sustentáveis respondem não só ao desafio dos resíduos plásticos, como contribuem também para os nossos objetivos de proteção do clima. Em 2040, a Henkel pretende ser uma empresa positiva para o clima. Ao utilizar cada vez mais plásticos reciclados, reduzimos ainda mais a nossa pegada de carbono e, portanto, impulsionamos o progresso em direção ao desenvolvimento sustentável”, explica Abdullah Khan.

Publicidade

Aldi

Aldi reforça presença a norte com abertura de loja em São Cosme

Quinta do Monte Xisto 2018

Nicolau de Almeida lança Quinta do Monte Xisto 2018