in

Henkel investe na unidade de negócios de Laundry & Home Care

A Henkel vai expandir as suas instalações em Montornés del Vallés (Barcelona), o centro de referência do grupo Henkel na Península Ibérica, com uma nova linha de embalamento e a construção de um novo armazém automático de última geração, que será o novo centro logístico da unidade de negócio de Laundry & Home Care no Sul da Europa.

Este projeto faz parte da estratégia 2020+ da empresa, que inclui o compromisso com a digitalização e a indústria 4.0 e implica a expansão da capacidade de produção de detergentes com uma nova linha de embalamento de alta velocidade e com uma produção mais sustentável. Os detergentes líquidos de marcas como Persil e X-tra lançam uma nova fórmula, 24% mais concentrada, apresentada numa nova embalagem com menos peso, contribuindo para a otimização do transporte e, consequentemente, para a redução das emissões de CO2, sem afetar a eficácia dos resultados. Para além disso, a nova fórmula ajuda a diminuir o consumo de água no processo de produção, diminuir a quantidade de resíduos gerados, minimizando a quantidade de plástico utilizada por dose, e um menor consumo de energia e água na fase de uso, garantindo uma ótima lavagem a baixas temperaturas.

O projeto envolve a expansão da capacidade logística com um novo armazém automatizado de 24 mil metros quadrados que terá uma secção totalmente robotizada e uma secção operacional mais convencional, com atividades de recolha e embalamento.  O novo armazém terá a capacidade para movimentar mais de um milhão de paletes por ano e estará totalmente operacional em 2020. Com esta inovação, o processo de armazenamento e distribuição será muito mais eficiente e transformará a fábrica de Montornés del Vallés no centro de referência da empresa para o sul da Europa.

Para o desenvolvimento do projeto, a Henkel Ibérica conta com o apoio da Catalonia Trade & Investment, a área da ACCIÓ, agência encarregue por atrair investimentos estrangeiros na Generalitat de Catalunya, da Câmara Municipal de Montornés del Vallés e da empresa imobiliária Solvia, que assessorou esta operação. 

O centro de produção da Henkel em Montornés del Vallés (Barcelona), com mais de 50 anos de atividade, produz mais de 200 mil toneladas por ano, emprega mais de 500 pessoas diretamente e indiretamente e exporta para mais de 60 países. Atualmente, está também a ser construído um novo centro para produção de aplicações para a indústria aeroespacial em Montornés.

Publicidade

Ceetrus transforma principal terminal ferroviário na Europa

DeBORLA investe dois milhões de euros em abertura de loja no Pico