in

Henkel faz parceria com a Waste Free Oceans para combater o lixo marinho

A Henkel anunciou uma nova parceria com a Waste Free Oceans para remover resíduos plásticos dos rios e oceanos. Esta colaboração é a maior que a organização não governamental aceitou até agora e terá a duração de, pelo menos, três anos. Juntos, os parceiros pretendem remover dos rios, lagos, mares e oceanos plástico suficiente para produzir 100 toneladas de material reciclável utilizável a cada ano.

A parceria entre a Henkel e a Waste Free Oceans começará com a recolha de resíduos de plástico do Rio Danúbio na primavera de 2018. Estas atividades terão lugar em diversos locais que vão desde a Bulgária até à Hungria e Roménia, selecionados com base numa análise detalhada sobre a forma como as correntes e a geografia do rio farão com que o plástico se acumule em certos pontos. Desta forma, voluntários irão recolher resíduos de plástico das margens do rio e das praias, enquanto equipas de pescadores irão percorrer o rio usando um dispositivo especial que remove os resíduos de plástico flutuante da água. Os barcos arrastões podem recolher entre duas a oito toneladas de lixo marinho em cada viagem. As recolhas ao longo do Danúbio serão seguidas por outros locais no Mediterrâneo durante o verão.

Uma vez reciclado, o plástico será incluído em garrafas para a marca de cuidados de roupa Lovables, lançada em 2018 na Alemanha. As garrafas Lovables são feitas com 100% material reciclado e a marca pretende incluir plástico marinho reciclado da Waste Free Oceans em mais de um milhão de garrafas. O compromisso da Henkel com as embalagens sustentáveis segue três princípios: menos embalagens e desperdício, melhores embalagens e possibilitando uma economia circular. Em 2017, a Henkel usou plástico reciclado nas embalagens de mais de 1,2 mil milhões de detergentes, produtos de limpeza doméstica e produtos de beleza, em todo o mundo. Esta nova parceria com a Waste Free Oceans baseia-se nas atividades existentes da empresa relacionadas com embalagens e reciclagem sustentáveis, como a parceria com a empresa social Plastic Bank.

A Waste Free Oceans foi fundada em 2011 com a missão de fazer parcerias com empresas e organizações para remover plástico dos oceanos e dos rios do mundo – e transformá-lo em novos itens. “Os oceanos e os rios estão entre os recursos mais expansivos e diversificados da terra, mas não os protegemos tão bem quanto deveríamos”, refere Bernard Merkx, cofundador da Waste Free Oceans. “Estima-se que oito milhões de toneladas de plástico acabam todos os anos nos nossos oceanos, o que equivale a 15 sacos de supermercado cheios de plástico por cada metro de costa no mundo. Na Waste Free Oceans, a nossa missão é encontrar parceiros para resolver este problema em conjunto. Estamos muito satisfeitos em trabalhar e organizar ações juntamente com a Henkel: esta é a maior e mais ambiciosa colaboração com um único parceiro até agora – com o objetivo de remover lixo marinho de meio ambiente suficiente para produzir 100 toneladas de material reciclável utilizável a cada ano, por, pelo menos, três anos”.

Publicidade

Publicidade

Intermarché investe 1 milhão de euros na ampliação e renovação da loja de Alvor

MyAuchan investe três milhões em três lojas