in

Handy Rice, snack à base de arroz e de yacon, vence prémio nacional de eco-inovação alimentar

Handy Rice é um snack desidratado à base de arroz e yacon, tubérculo com origem nos Andes peruanos e já a ser produzido em Portugal, conhecido devido ao teor muito baixo de calorias e às suas propriedades prebióticas. Venceu a competição nacional, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2022, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O produto eco-inovador resulta do trabalho conjunto de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Handy Rice valoriza os subprodutos do yacon, através da utilização das raízes partidas resultantes da sua colheita, sendo o xarope deste produto uma solução eficaz para a sua rentabilização. O resíduo de polpa, produzido durante a sua formulação, é também utilizado nos snacks Handy Rice. Na embalagem, são utilizados subprodutos do arroz, com a formulação de um filme biodegradável à base de amido.

 

6.ª edição

O pódio do ECOTROPHELIA Portugal 2022 foi ainda ocupado por notEggo, um substituto vegetal do ovo, com forma e consistência de um ovo de galinha, desenvolvido pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, produto que conquistou também o prémio Born From Knowledge, atribuído pela ANI – Agência Nacional de Inovação. Alunos da mesma instituição académica garantiram também o terceiro lugar desta prova nacional, com o produto MealBalls, almôndegas de vegetais com a incorporação de farinha de inseto.

Ao todo, estiveram a concurso oito equipas finalistas. À sexta edição do ECOTROPHELIA Portugal concorreram, no total, 15 equipas, constituídas por cerca de 60 alunos provenientes de instituições de ensino superior, de norte a sul do país.

Os oito projetos finalistas que integraram esta competição nacional foram avaliados por um conjunto de especialistas em inovação alimentar e “stakeholders” ligados ao sector que tiveram a missão de escolher os três produtos que subiram ao pódio. Nomeadamente, Paula Bico (Direção-Geral da Alimentação e Veterinária), Miguel Antunes (Agência Nacional de Inovação), Lorenzo Pastrana (INL – International Nanotechnology Laboratory), Helena Real (Associação Portuguesa de Nutrição), Ildefonso Martins (Aveleda), Cláudia Lopes (Bel), Fátima Carvalho (Primor), Vergílio Folhadela (RAR Holding), Ana Machado Silva (Sonae), Joana Queirós (Super Bock Group), Rui Costa Lima (Sensetest), Carlos Coelho (Ivity Brand Corp), Vasco Sousa (Aliados), Rui Sousa (MarketAccess), Cláudia Figueira (Diverge), Alexandra Prado Coelho (Público) e Renato Cunha (chef restaurante Ferrugem).

 

ECOTROPHELIA Europe 2022

Handy Rice vai representar Portugal na competição europeia, ECOTROPHELIA Europe 2022, que decorrerá durante a SIAL Paris, entre 15 a 19 de outubro.

Além da equipa portuguesa, estarão a concurso projetos de outros 15 países que promovem a competição de inovação alimentar dirigida a estudantes do ensino superior: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia.

Recorde-se que, em 2020, o projeto OrangeBee, preparado fermentado de aquafaba desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro, foi o grande vencedor do prémio internacional, elevando o conhecimento, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a capacidade competitiva do sector agroalimentar nacionais a nível europeu.

Promovido e organizado, desde 2017, pela PortugalFoods, o Prémio ECOTROPHELIA Portugal decorre com o apoio de várias entidades do sector agroalimentar e com o alto patrocínio da Presidência da República, tendo como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no sector agroalimentar, a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do sector a desenvolverem os produtos eco-inovadores do futuro, do conceito, formulação, produção e packaging até aos planos de marketing, negócio e vendas, sem descurar as vertentes nutricional e sensorial.

poder de compra

MDD crescem acima das marcas de fabricante

Leroy Merlin

Leroy Merlin reforça parceria com Querido, Mudei a Casa!