A Hama acaba de lançar em Portugal aquele que é o seu primeiro produto de Smart Home compatível com a plataforma universal de código aberto Matter, a tomada inteligente Hama Smart Wi-Fi Matter.
Com o Matter Smart Home, é possível integrar todos os dispositivos domésticos inteligentes de qualquer fabricante na rede doméstica sem fios, sem necessitar de qualquer aplicação especial ou “hub” de hardware.
A interoperabilidade da plataforma Matter significa que qualquer dispositivo compatível pode coexistir na rede e ser gerido a partir da mesma app. E, além disso, é também muito fácil a sua interação com assistentes digitais, incluindo Google, Alexa, Siri e Bixby.
A vantagem de uma tomada inteligente, explica a marca, “é que permite às coisas que antes não eram inteligentes tornarem-se inteligentes. O televisor, o candeeiro de pé, a ventoinha, o rádio – agora é fácil ligar e desligar sem ter de procurar o interruptor atrás de armários, sofás ou prateleiras“.
Suporta até 3.680 watts
Como a tomada suporta até 3.680 watts, o controlo dos aparelhos mais potentes também funciona de forma segura e sem problemas.
Do mesmo modo, os aparelhos que não se desligam completamente e ficam em stand-by, como os televisores e até algumas máquinas de lavar, podem ser completamente desligados com esta tomada inteligente.
Com a interoperabilidade Matter, a configuração da tomada Hama é fácil: basta digitalizar o código QR incluído no próprio dispositivo e a tomada fica imediatamente ligada à rede Matter Smart Home.
Os smartphones com iOS a partir da versão 16.1 e Android a partir da versão 13 já têm a funcionalidade Matter automaticamente integrada. Versões mais antigas podem necessitar da instalação de uma app compatível.
A tomada inteligente Hama Smart Wi-Fi Matter já se encontra disponível no mercado português, com um preço sugerido de 14,99 euros.