in

Haier cresce 25% no mercado europeu

A Haier registou um crescimento de 25% na Europa durante o primeiro semestre.

Nos últimos 15 meses, a tecnológica chinesa sofreu um desenvolvimento importante neste mercado, com a abertura de uma nova fábrica na Rússia, o lançamento de vários produtos premium, a compra da divisão de eletrodomésticos da General Electric, a reorganização da equipa gestora, liderada por Yannick Fierling, e o lançamento de uma forte campanha publicitária para fortalecer a sua presença fora da Ásia. “O meu desafio, desde que há um ano assumi a liderança da Haier Europa, foi fundamentalmente ganhar quota de mercado para fortalecer a sua nossa posição como fabricante de eletrodomésticos consolidado e adaptar-nos às exigências dos consumidores europeus”, destaca Yannick Fierling.

Nos principais mercados europeus, a fabricante chinesa reorganizou o seu negócio e nomeou três novos diretores regionais, responsáveis pelas regiões de França e Suíça, Europa do Sul e Europa do Norte e de Leste.

A fábrica inaugurada em abril, na Rússia, tem 24.500 metros quadrados e uma capacidade de produção de 250 mil frigoríficos, mas o objetivo é que duplique as unidades. “Esta nova fábrica permitir-nos-á aumentar a nossa produtividade e ser mais proativos no mercado europeu, cumprindo prazos de entrega mais curtos. Apesar da nossa fábrica na China ser capaz de cobrir a quase totalidade das necessidades europeias, queremos ser mais competitivos em termos de flexibilidade logística”, assinala o responsável máximo da Haier na Europa.

A empresa está, assim, a consolidar a sua presença no mercado europeu, onde tem uma quota, em volume, de 9,8% segundo dados da Euromonitor.

Henkel conclui aquisição da Sun Products Corporation

Fnac reforça aposta no conceito Connect