in

Grupo Valouro celebra 150 anos

Grupo Valouro 150 anos

Oiça este artigo aqui:

O Grupo Valouro, um dos maiores grupos avícolas da Europa, comemora, em 2025, os 150 anos de atividade. O grupo assinalou a efeméride reunindo cerca de dois mil colaboradores, demais parceiros e representantes institucionais num evento de celebração sob o mote “Somos Todos Grupo Valouro”, que teve lugar no dia 12 de abril, no CNEMA, em Santarém.

A importância dos valores fundadores do Grupo Valouro foi sinalizada pelos acionistas. “Celebrar 150 anos de atividade é um privilégio reservado a muito poucas empresas. Os valores que estão na nossa génese e nos trouxeram até aqui – trabalho árduo, inovação, integridade e ligação à comunidade – continuarão a ser a nossa inspiração. Em nome dos acionistas, agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e amigos que têm ajudado a construir este grupo e renovamos hoje e para o futuro o nosso compromisso com a visão e os valores dos nossos fundadores”, afirmam os gémeos José António e António José dos Santos.

Grupo Valouro 150 Anos

A celebração dos 150 anos do Grupo Valouro, um evento realizado com o objetivo de congregar todas as 35 empresas do grupo, reuniu, além de colaboradores, 15 autarcas de municípios onde o Grupo Valouro tem atividade, bem como demais representantes de parceiros e entidades. O programa, que incluiu a estreia de um novo vídeo institucional e atribuição de distinções diversas, surgiu como uma viagem no tempo, celebrando o percurso começado há 150 anos numa pequena loja da cidade de Lisboa.

Entre as diversas intervenções, destaque para o discurso de Manuel Chaveiro Soares, administrador da empresa Pinto Valouro, que destacou o percurso e trabalho realizado pelos familiares que lideram o grupo. Fernando Pereira, administrador da Avibur, fez-lhes depois uma oferta simbólica, um quadro da autoria de António Bessa, em nome de todos os gestores e administradores das diversas empresas.

 

Uma jornada familiar através de gerações

Um dos pontos altos da comemoração dos 150 anos foi a estreia de um novo vídeo institucional, que narra a jornada do Grupo Valouro desde as origens modestas até à posição atual de referência internacional. O filme destaca o percurso inspirador da família Santos, que iniciou a atividade em 1875, com a venda de aves na baixa lisboeta, e que, em virtude de dedicação diária, construiu o conjunto de empresas no sector agroalimentar.

De notar que o grupo mantém ainda hoje o seu carácter familiar, com o capital a ser detido pelos irmãos gémeos José António e António José dos Santos, a sua irmã Maria Júlia Santos Ferreira e o sobrinho Dinis Santos.

 

Dimensão e alcance

A dimensão atual do grupo contrasta de forma evidente com as origens humildes. Hoje, 150 anos depois, o Grupo Valouro integra 35 empresas, emprega direta e indiretamente cerca de três mil colaboradores, fornece mais de quatro mil clientes, vende anualmente 650 mil toneladas de produtos e exporta para mais de 45 países em todo o mundo.

A operação, integrada de forma vertical, abrange todas as etapas da cadeia de valor: desde a produção agrícola, fabrico de rações, incubação, multiplicação e engorda de aves, abate e transformação, até à distribuição alimentar, transportes, produção de energia, seguros e turismo. Marcas como Avibom, Kilom, Solara e Rações Valouro tornaram-se presença constante na vida de milhões de consumidores nacionais e internacionais.

O percurso do Grupo Valouro tem sido marcado por decisões visionárias e sustentadas. A criação da Granja Avícola do Oeste, em 1966, a fundação da emblemática Avibom, em 1974, a inauguração das primeiras fábricas de rações, em 1978, ou o desenvolvimento de um dos maiores complexos agropecuários da União Europeia, na Herdade da Daroeira, na década de 1990, são alguns dos exemplos mais paradigmáticos desta visão.

Grupo Valouro 150 Anos

Compromisso verde

O Grupo Valouro assumiu um compromisso com a sustentabilidade ambiental, que se tornou uma prioridade estratégica. Este compromisso é evidenciado pelos investimentos significativos em unidades de tratamento de subprodutos e energias renováveis, incluindo solar e eólica. Atualmente, o grupo produz o dobro da energia que consome, posicionando-se como agente ativo na transição energética e na preservação dos recursos naturais.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Noori Campo de Ourique

Noori já chegou ao Campo de Ourique

JCDecaux Frize campanha

Frize estreia tecnologia inovadora de sincronização avançada com a JCDecaux