O Grupo Terras & Terroir complementa a abertura do Douro Wine Hotel & SPA em Armamar, a segunda unidade de cinco estrelas do grupo na região duriense, com o lançamento da marca de vinhos São José do Barrilário.
A produção de 10.900 garrafas da gama São José do Barrilário Reserva, já disponíveis no mercado, é o passo inicial de uma caminhada que tem como objetivo a criação de “vinhos únicos, de excelência, que se destacam pela frescura e a autenticidade do terroir”.
“Comprometemo-nos a liderar com responsabilidade, promovendo a preservação ambiental e o desenvolvimento social, enquanto celebramos e compartilhamos a singularidade dos nossos vinhos, das nossas vinhas e paisagens com o mundo”, refere a administração do grupo.
Quinta São José do Barrilário
A identidade visual da nova marca de vinhos gira em torno da herança da Quinta São José do Barrilário, cuja história remonta oficialmente a 1747, quando foi reconhecida como tal.
As garrafas apresentam o logótipo da quinta, inspirado na iconografia da Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, exibindo três pregos estilizados que representam os pregos usados na crucificação de Cristo. O rótulo com relevo evidencia igualmente os losangos perpetuados na capela do século XVIII dedicada a São José, que foi restaurada pelo Grupo Terras & Terroir.
A Quinta São José do Barrilário tem um total de 28 hectares, dos quais 14 são de vinha, e os vinhos são produzidos em Lamego, a curta distância, no centro de vinificação da Quinta da Pacheca, com a assinatura da dupla de enólogos da principal unidade do Grupo Terras & Terroir: Maria de Serpa Pimentel e João Silva e Sousa.
Vinhos
Os vinhos da gama são obtidos a partir de castas com idade média de 20 aos 40 anos, plantadas em solos de xisto, entre as cotas de 50 e de 600 metros. Passam longos períodos de estágio em barricas, balseiros e tonel de carvalho francês. Depois de engarrafados, passam por um estágio mínimo de seis meses em garrafa, antes de serem lançados no mercado.
O São José do Barrilário Reserva Branco Douro D.O.C. 2022 – 70% Viosinho, 30% Gouveio – apresenta “uma cor citrina esverdeada e um aroma de fruta fresca, como alperce e citrinos, e flor de laranjeira. Na boca, é muito fresco e elegante, com bom volume e um final longo e persistente”.
A outra proposta do produtor é o São José do Barrilário Reserva Tinto Douro D.O.C. 2020 – 60% Touriga Francesa, 15% Sousão, 15% Touriga Nacional e 10% Tinta Roriz -, um vinho de cor vermelha escura profunda e “aroma intenso de fruta vermelha e preta (morango, ameixa, amora e cassis), envolta em notas de madeira delicada. Na boca é intenso e fresco, com fruta e taninos presentes mas bem polidos, assim como notas de pimenta preta e especiarias”.
Siga-nos no: