O Grupo Montalva foi adquirido à ECS pelo grupo Valsabor com participação da equipa de gestão do Grupo Montalva. A operação estratégica, que recebeu a aprovação da Autoridade da Concorrência, traduz “o sucesso do processo de reorganização e modernização das suas atividades concretizado sob o controlo acionista da ECS desde 2011 e permite agora fortalecer a posição no mercado e expandir a oferta de produtos e serviços dos Grupos Montalva e Valsabor”.
Com sede no Montijo, o Grupo Montalva atua nas áreas de talho, charcutaria e mercearia, detendo as marcas Izidoro, Izidoro Veggie Lovers e Damatta. O grupo conta com mais de 30 explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal, “com uma integração vertical que lhe permite um controlo de qualidade ao longo de toda a cadeia de valor”.
Grupo Valsabor
Já o Grupo Valsabor é “um dos maiores grupos do setor agro-industrial em Portugal, dedicando-se à produção animal e à transformação e comercialização de produtos alimentares”. Com 32 empresas e 12 áreas de negócio, as atividades do grupo incluem também um centro de inseminação artificial, a distribuição de medicamentos veterinários, a produção de rações e a distribuição de produtos e matérias-primas. O grupo atua ainda em outros setores como a construção de infraestruturas, produção e comercialização de vinho e realização de eventos.
Para Manuel Noronha de Andrade, CEO da ECS, “o interesse de um player de referência em Portugal no Grupo Montalva valida a qualidade do ativo e os resultados da estratégia desenvolvida”.
“A aquisição do Grupo Montalva constitui uma excelente oportunidade para o crescimento de ambos os grupos. Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipa de gestão da Montalva para continuar a proporcionar produtos e serviços de elevada qualidade e reforçar a relação com os nossos clientes e consumidores”, comenta, por sua vez, Fernando Vicente, CEO do Grupo Valsabor.
Aquisição em parceria com a equipa de gestão
A aquisição foi realizada em parceria com a equipa de gestão, liderada por Luís Rodrigues, “fortalecendo ainda mais a capacidade da empresa de inovar e crescer no mercado global de produtos alimentares, representando uma oportunidade estratégica para ambas as empresas”.
Luis Rodrigues, CEO do Grupo Montalva, considera, por sua vez, que “após mais uma década de sucesso com o suporte da ECS, esta operação marca um novo e importante momento na história do Grupo Montalva. A força e os recursos do Grupo Valsabor, aliados à competência das nossas equipas e à qualidade dos nossos produtos, vai potenciar o desenvolvimento da empresa e contribuir para continuarmos a criar valor para todos – consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros – através de um forte compromisso com a Portugalidade e a inovação, que constituem pilares fundamentais da nossa identidade”.
Operação
A operação permitirá ao Grupo Montalva e ao Grupo Valsabor expandir a linha de produtos, aumentar a capacidade produtiva instalada e explorar novos segmentos e mercados. Para os clientes, a transação “assegura um aprofundamento das relações de parceria, realça o compromisso com a qualidade dos produtos comercializados e promove a ampliação da oferta de produtos e serviços”. Para a comunidade, a operação permite continuar a desenvolver uma “organização sustentável, que investe em práticas responsáveis e sustentáveis e que está em constante melhoria, a pensar nas pessoas, no ambiente e na economia”.