Metro
in

Grupo Metro vende o seu negócio na Bélgica

O grupo alemão Metro vendeu o seu negócio belga à empresa de investimento Bronze Properties, que se aliou ao especialista de retalho e parceiro financeiro GA Europe.

Após uma revisão minuciosa das opções disponíveis, a Metro decidiu vender as suas operações belgas Makro Cash & Carry Belgium, incluindo as linhas de venda Metro e Makro, assim como o Metro Delivery Service“, confirmou numa declaração.

 

Bélgica

A Makro Cash & Carry Belgium foi criada em 1970 e tem, atualmente, 17 lojas e cerca de dois mil colaboradores. A Makro serve consumidores finais, enquanto que a Metro se concentra nos clientes profissionais do sector Horeca. O Metro Delivery Service gere o negócio de foodservice.

A empresa diz que o desinvestimento resultará em custos de transação de cerca de 150 milhões de euros, no terceiro trimestre do ano fiscal 2021/22, e num aumento médio do Ebitda recorrente de cerca de 20 milhões de euros, a nível do grupo. A carteira imobiliária de 11 ativos (excluindo o sítio de Liège, que fazia parte da transação) permanecerá sob a propriedade da Metro.

O grupo alemão reconhece que a Makro Cash & Carry Belgium tem enfrentado pressões “significativas“, durante vários anos, e opera num mercado “muito competitivo“, que tem resultado em vendas em declínio e rentabilidade negativa.

Através de injeções de capital “constantes” e investimentos em expansão e remodelações, num montante relevante de três dígitos de milhões de euros, a Metro forneceu assistência financeira contínua às operações belgas para melhorar o seu desempenho. No ano fiscal de 2020/21, o negócio atingiu um total de vendas de 646 milhões de euros e o Ebitda ajustado foi negativo.

#EUChooseSafeFood

ASAE e EFSA juntam-se para segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood

Henkel

Henkel apresenta novos objetivos de sustentabilidade