Grupo IFA
in ,

Grupo IFA ultrapassa 33.000 milhões em faturação consolidada no sul da Europa

O Grupo IFA alcançou um volume de negócios global consolidado de 33.206 milhões de euros e um crescimento anual de 3,1% graças à sua presença em Espanha, Portugal e Itália. Deste valor, 15.112 milhões correspondem às vendas consolidadas em Espanha, onde cresceram quase meio ponto percentual.

Estes dados mostram que o modelo de proximidade foi reforçado, apesar do facto de, em 2021, haver menos limitações à mobilidade do que em 2020“, indica em comunicado.

O crescimento do volume de negócios é ainda maior em termos comparativos com 2019, um ano regular não afetado pela pandemia, atingindo um aumento de 25,6% no contexto internacional e de 11,4% em Espanha.

Do mesmo modo, 2021 marcou o quinto aniversário do programa internacional da empresa, que começou, em 2016, com a adesão do grupo português Sonae MC e foi consolidado através da aliança com o italiano Gruppo VéGé, em 2018. Nestes anos, o Grupo IFA reforçou a sua posição como operador no sul da Europa, com uma área total de retalho de 7,5 milhões de metros quadrados, graças às suas 11.065 lojas. Com isto, alcançou uma quota de mercado de 14,7% do espaço retalhista, com a soma destes três mercados, segundo dados Nielsen, “e tornou-se um aliado importante para a marca do fabricante, uma vez que o seu peso dentro do grupo é de 80%“.

Por outro lado, o IFA encerrou 2021 cobrindo 82% da população espanhola, graças a uma rede de 6.265 lojas e uma área de retalho de 3,9 milhões de metros quadrados, o que lhe confere uma quota de mercado por área de 19,7% no canal retalhista e de 31,7% no canal grossista. A empresa lidera por área em 20 províncias, incluindo Madrid e Barcelona, de acordo com os dados Retail Data.

Em termos de emprego, as empresas do Grupo IFA criaram 2.186 novos postos de trabalho, em 2021, mais de metade dos quais em Espanha. Se adicionados o número de empregados da Sonae MC e do italiano Gruppo VéGé, o grupo atinge 139.950 pessoas.

 

Impacto económico em Espanha

De acordo com os resultados do exercício de 2021, um relatório recente sobre o impacto económico do Grupo IFA em Espanha preparado pela KPMG destaca vários dados que apoiam a sua contribuição para a economia do país. Assim, o documento destaca a contribuição para o PIB das empresas do IFA, que ascende a pouco mais de 10,756 milhões de euros, um valor equivalente a 1% do PIB nacional e 33% do PIB do sector agrícola e pecuário.

Outro dos indicadores incluídos neste relatório é o efeito trator que o Grupo IFA tem sobre os seus fornecedores, gerando 2,76 euros na economia por cada euro gasto na compra de bens e serviços. Se o Grupo IFA fosse um sector, seria posicionado como o nono com o maior efeito trator em Espanha. As despesas com fornecedores são superiores a 9.860 milhões de euros, dos quais 69% pertencem a produtos de grande consumo e 25% a produtos frescos, sendo os restantes 6% dedicados a serviços.

Para além da contribuição económica, a força das relações com estes fornecedores é relevante, como demonstra o facto de a duração média da relação entre o grupo e os fornecedores de marca ser de 16 anos e de 40% deles trabalharem com o IFA há mais de 20 anos.

Revlon

Revlon declara em insolvência

P&G

P&G revela nova estratégia para ajudar a resolver crise global de água