in ,

Grupo DIA investigado por fraude e venda com prejuízo no azeite

O Grupo DIA está a ser investigado pelas autoridades espanholas por uma presumível fraude no azeite.

Segundo a imprensa espanhola, a cadeia de supermercados está a vender garrafas de azeite suave a 2,19 euros o litro, enquanto o preço de venda no produtor está situado nos 2,60 euros.

A investigação segue-se a uma denúncia dos sindicados Coag e Asaja junto da Agência de Informação e Controlo Alimentar espanhola (Aica) sobre uma suposta venda abaixo do preço de custo, mas também pela potencial adulteração do produto. Os sindicatos acusam o DIA de misturar azeite com outras gorduras, como o óleo de girassol.

O DIA já negou estas acusações. A cadeia de supermercados assegura que não está a vender abaixo do preço de custo e que respeita a legislação. Em comunicado, recusa também a alegada manipulação da qualidade do seu azeite. “Afirmações tão graves e irresponsáveis devem ser feitas com base em provas”, diz o DIA, que acrescenta fazer análises constantes à qualidade de todos os produtos por si comercializados.

No seguimento da abertura da investigação, as autoridades pediram ao DIA e aos seus fornecedores de marca própria que apresentem as faturas de compra do azeite. De resto, o Ministério da Agricultura espanhol confirmou ainda que está a investigar a potencial venda com prejuízo tanto no azeite como leite, mas recusou tecer qualquer comentário sobre a possível adulteração do produto.

A situação de que o DIA é acusado não é um caso isolado. Os mesmos sindicatos denunciaram também o Alcampo, pela oferta de azeite da marca Ábaco a 2,18 euros.

Costco prepara entrada noutro mercado europeu

Internet das Coisas vai ultrapassar telemóveis até 2018