in

Grupo DIA alcança os 124 milhões de euros de Ebitda ajustado em 2021

O Grupo DIA publicou os seus resultados financeiros do exercício de 2021, em que alcançou um Ebitda ajustado de 124 milhões de euros, que pressupõe mais 1,1% do que em 2020.

Tal como antecipou no passado dia 20 de janeiro, as vendas líquidas alcançaram os 6.648 milhões de euros, menos 3,4% do que no exercício de 2020. Esta descida, diz o grupo proprietário do Minipreço, foi motivada, essencialmente, pela redução de 3,8% no número de lojas e pela desvalorização do real brasileiro e do peso argentino.

As vendas like-for-like registaram um aumento de 5% relativamente a 2019, mas caíram 3,6% face a 2020, o que se deve “às compras de abastecimento extraordinárias registadas pelo grupo em 2020, devido aos confinamentos causados pelo início da pandemia de Covid-19 em todo o mundo, e que se normalizaram em 2021”.

Por seu lado, o resultado líquido atribuível, que foi negativo, melhorou 29,3% devido a uma redução de 60,2% nos gastos financeiros, como resultado de menores custos de financiamento e uma gestão ativa do risco de tipo de câmbio. O grupo teve um prejuízo de 257,3 milhões de euros, que compara com o de 363,8 milhões de euros de 2020.

 

Ano de transformação

De acordo com o grupo, 2021 foi um ano central na sua transformação com o objetivo de construir um novo conceito de loja. Entre a execução das prioridades, destaca a redefinição das lojas, com novos modelos já implementados em Espanha, Argentina e Portugal, onde já foram transformadas mais de mil lojas.

Há mais de dois anos que o Grupo DIA iniciou uma nova etapa marcada por uma exaustiva transformação da sua estratégia, do seu modelo de negócio, dos seus processos e da sua oferta, mas, acima de tudo, da sua maneira de fazer e entender as relações enquanto organização. Durante o ano de 2021, realizámos importantes avanços na implementação do nosso plano estratégico, através de uma série de iniciativas que abarcam desde as áreas comerciais e operacionais até às de âmbito de franquia e tecnologia, nas quatro zonas geográficas, nas quais estamos a obter resultados muito satisfatórios”, comenta Stephan DuCharme, presidente executivo do Grupo DIA. “Os incrementos de vendas que estamos a registar nos nossos novos conceitos de loja de proximidade, assim como o aumento do peso nas vendas dos produtos frescos e de marca própria, e a melhoria dos níveis de satisfação dos nossos clientes e franqueados, avalizam os nossos avanços”, acrescenta.

Publicidade

CASA-ERMELINDA-FREITAS-Prémios-Vinalies-Internationalies-2022

Casa Ermelinda Freitas com melhor vinho fortificado do Vinalies Internationales 2022

OPPO ENCO X2

Enco X2 é a nova aposta da OPPO de auriculares sem fios