in

Grupo Deutsche Post DHL alcança resultados recorde e prevê crescimento continuado em 2021

O Grupo Deutsche Post DHL registou um recorde financeiro no último ano fiscal, apesar de todos os desafios enfrentados. O grupo aumentou as suas receitas em 5,5%, em relação ao ano anterior, para 66,8 mil milhões de euros. O crescimento da receita orgânica alcançou um crescimento ainda mais significativo de 8,5%. Este crescimento foi impulsionado, sobretudo, pelo aumento do e-commerce, que contribuiu para um incremento considerável do volume de entregas expresso.

O lucro operacional (EBIT) aumentou 17,4%, em 2020, para valores superiores a 4,8 mil milhões de euros. Desta forma, o grupo superou a sua meta de lucro anterior, que estava entre os 4,1 e os 4,4 mil milhões de euros. “O ano de 2020 foi particularmente desafiante para o Grupo Deutsche Post DHL. Os nossos serviços tiveram uma procura sem precedentes. Não só registámos recordes nas receitas, como também criámos 20 mil novos postos de trabalho em todo o mundo. Este sucesso não surge por acaso, é o resultado de anos de trabalho árduo de toda uma organização. Trabalhamos para que o nosso negócio logístico seja rentável, alinhando consistentemente a nossa organização para a indústria do e-commerce e investindo na nossa rede de logística e digitalização. Desta forma, fortalecemos a nossa rentabilidade e resiliência para enfrentar situações de turbulência económica. Assim, o grupo fica bem posicionado para continuar a crescer, financeiramente, nos próximos anos”, afirma Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL.

 

2021

Para o ano financeiro de 2021, o grupo prevê um aumento significativo do EBIT para mais de 5,6 mil milhões de euros. Esta previsão é suportada no pressuposto de que o e-commerce continuará a crescer, ao longo deste ano. Também se espera que o comércio mundial acentue a sua recuperação, durante 2021, levando a um aumento das atividades globais de logística.

As despesas, em todas as divisões do grupo, totalizaram os três mil milhões de euros, no último exercício. O Grupo Deutsche Post DHL gerou um fluxo de caixa significativamente maior de 2,5 mil milhões de euros em 2020, aumentando assim a força financeira.

Para 2021, o grupo prevê um fluxo de caixa livre de cerca de 2,3 mil milhões e uma despesa bruta a rondar os 3,4 mil milhões de euros. Estes investimentos concentram-se na modernização da frota aérea da DHL Express e na expansão da infraestrutura de encomendas nacionais e internacionais, para responder de forma eficiente ao aumento da procura, e ainda na transformação digital.

 

Metas de médio prazo elevadas

O Grupo Deutsche Post DHL atualiza anualmente os seus objetivos financeiros de médio prazo. Com a apresentação do relatório anual, alargou a sua orientação para 2023. Em janeiro, a empresa tinha aumentado as metas de médio prazo previamente anunciadas para o período até 2022, tendo em conta o seu desempenho positivo no negócio.

Assim, o EBIT deverá aumentar para mais de seis mil milhões de euros, em 2023. O grupo prevê gerar um fluxo de caixa livre acumulado de 7,5 a 8,5 mil milhões de euros, entre 2021 e 2023. A despesa acumulada de capital (capex) no período deverá variar entre 9,5 e 10,5 mil milhões de euros. “Os investimentos estratégicos no nosso ‘core business’ e a digitalização do Grupo Deutsche Post DHL estão a dar frutos. A forte melhoria da nossa posição refletiu-se também no aumento dos objetivos de médio prazo. A melhoria estrutural do fluxo de caixa aumentou o nosso poder de investimento e capacidade de pagamento de dividendos“, sustenta a CFO Melanie Kreis.

 

Sustentabilidade

Em 2020, o grupo progrediu no seu objetivo de aumentar a eficiência do dióxido de carbono em 50%, até 2025, particularmente pela modernização da frota aérea da DHL Express. O índice de eficiência de carbono subiu 37 pontos em relação a 2007, o ano base.

Publicidade

Smartphone

Selligent aponta Mobile Marketing como solução para manter contacto com os consumidores no novo normal

IKEA SOLSTRALE

Solução de energia solar da IKEA chega a casa dos portugueses