in

Grande distribuição: um quinto das lojas em 8 concelhos

grande distribuição insígnias
Imagem: Shutterstock

Em 2023, existiam no país 4.470 lojas de 34 insígnias da grande distribuição, sendo que um quinto está em oito concelhos.

As insígnias da grande distribuição estão presentes em quase todo o território nacional. Apenas em nove concelhos não existe nenhuma destas lojas: Alvito, Calheta, Corvo, Lajes das Flores, Mesão Frio, Nordeste, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores e Velas.

Esta informação foi recolhida diretamente pela Marktest junto das várias insígnias da grande distribuição (alimentar e especializada) e está disponível no sistema de geomarketing Sales Index e na sua aplicação web Municípios Online.

 

Maior número de estabelecimento

Lisboa, com 277 lojas, e Sintra, com 132, são os concelhos com maior número destes estabelecimentos, a que se juntam Porto e Vila Nova de Gaia, com 117 e 105 lojas, respetivamente.

São assim quatro os concelhos do país com mais de uma centena destes estabelecimentos. Juntando os concelhos de Cascais (com 79 lojas), Almada (com 74), Oeiras (com 70) e Loures (com 67), obtém-se mais de um quinto (20,6%) do total nacional.

O número de lojas hoje existente corresponde a mais de duas vezes e meia o registado em 2009, quando se contavam 1.678 estabelecimentos de 36 insígnias. E, face a 2022, o número aumentou 6,3%, com mais 265 lojas.

 

grande distribuição insígnias

 

Neste último ano, o maior crescimento relativo registou-se em Portel, Pinhel, Porto Santo, Barrancos e Mondim de Basto, que mais do que duplicaram o seu valor, embora não excedam as quatro lojas.

Analisando apenas os 50 concelhos com maior número de lojas da grande distribuição, foi em Peniche, Castelo Branco e Covilhã que se observou maior crescimento relativo, 35%, 17% e 16%, respetivamente.

Já em termos absolutos, foi em Lisboa, Sintra e Cascais que mais lojas abriram no último ano, respetivamente 12, 10 e oito.

O número de lojas da grande distribuição equivale a uma proporção média de quatro lojas por 10 mil habitantes, um valor que sobe para 16 em Castelo de Vide e 14 em Manteigas e Barrancos e baixa para um em Amares, Penacova, Murtosa, Vila Franca do Campo e Arouca.

Siga-nos no:

Google News logo

DS Smith fábrica de papel kraft

Fábrica de papel da DS Smith em Viana do Castelo celebra 50 anos

Brico Depôt desigualdade de género

Marketplace da Brico Depôt Ibéria regista aumento de 200% nas referências disponíveis