in

Grande consumo retoma evolução positiva em Espanha

O sector do grande consumo espanhol retomou a evolução positiva em 2017, num ambiente de mais confiança e com a distribuição moderna como motor da recuperação, de acordo com o relatório “Tendências na Distribuição 2017”, apresentado pela consultora Kantar Worldpanel.

O mercado cresceu 0,8% em valor e 0,9% em volume nos primeiros oito meses do presente ano. O crescimento é generalizado nas principais secções (alimentação embalada, frescos e farmácia) e é, de acordo com Florencio García, Iberia Retail & Petrol Sector Director da Kantar Worldpanel, “especialmente destacado na secção de frescos, pois é a que tem estado a arrastar a queda do mercado nos últimos anos. Isso também significa que a transferência que se iniciou durante a crise começa a estabelecer-se, permitindo que a grande distribuição cresça mais solidamente através desta secção“.

Além do negócio de produtos frescos, o relatório identifica outras tendências mais frequentemente associadas ao canal especialista e que são gradualmente transferidas para a distribuição moderna. É o caso dos produtos premium ou gourmet, produtos biológicos ou superalimentos.

Do mesmo modo, o produto fresco exige uma compra mais frequente, pelo que, enquanto o canal especialista perde os compradores habituais, estes estão a ser conquistados pelas grandes cadeias.

Dentro deste ambiente de crescimento para a distribuição, as lojas de pequeno sortido e o comércio eletrónico figuram, novamente, como os canais mais dinâmicos do mercado. Florencio García indica que “este ‘boom’ não corresponde apenas à estrutura comercial espanhola, mas que se trata de uma tendência mundial, onde atores como Lidl ou Amazon são protagonistas da atual distribuição global“.

Mercadona instala centro logístico na Póvoa de Varzim

Natis lança campanha de regresso às aulas