O Grupo GEFCO anuncia a aplicação de um novo sistema de gestão de qualidade alimentar (HACCP) no mercado português. O sistema baseia-se numa metodologia preventiva que evita potenciais riscos que possam causar danos aos consumidores de produtos alimentares, através da eliminação ou redução de diversos perigos. Com esta nova competência, a GEFCO Portugal espera crescer cerca de 15% no mercado dos alimentos, em 2018.
O novo sistema tem por objetivo alargar a atividade das soluções de logística da GEFCO a uma mais vasta tipologia de mercadorias, satisfazendo as necessidades dos clientes e parceiros que confiam nos seus serviços. Esta competência já está implementada nos mercados espanhol e italiano e, em Portugal, arranca já com três clientes no portfólio. “O HACCP é uma solução inovadora para o mercado tradicional da GEFCO, que se diferencia agora pela abrangência de tipologia de mercadoria na gestão da logística e do transporte”, explica Filipa Maia, diretora da Qualidade GEFCO Ibéria, acrescentando ainda que “a estratégia da GEFCO com este sistema passa por obter a certificação IFS (International Featured Standards), num futuro breve, dinamizar a parceria no mercado alimentar e potenciar as sinergias com o mercado ibérico”.
Esta competência permite ainda a descarga e o desalfandegamento de mercadorias provenientes de países terceiros e em trânsito, reduzindo o “lead time” do processo de importação extracomunitária, promovendo a sua flexibilidade. O novo Sistema de Gestão da Qualidade Alimentar, com armazém em Alverca, é autorizado para a referida atividade, de acordo com o Regulamento (CE) nº. 852/2004.