in

Gastos globais com smartphones vão ultrapassar os 500 mil milhões de dólares por ano até 2026

smartphones gastos anuais

Oiça este artigo aqui:

Embora o mercado de smartphones tenha abrandado desde o pico em 2017, os avanços tecnológicos, ciclos de substituição mais curtos e a crescente disponibilidade de smartphones acessíveis em mercados emergentes continuam a impulsionar os gastos dos consumidores, levando-os a níveis recorde.

De acordo com dados apresentados pela Betideas.com, os gastos globais com smartphones vão ultrapassar, pela primeira vez, os 500 mil milhões de dólares em 2026.

 

Crescente disponibilidade 

O facto das pessoas continuarem a gastar milhares de milhões de dólares em novos smartphones todos os anos é ainda mais impressionante se considerarmos o número de dispositivos já em uso. Segundo o “Global 2025 Digital Overview Report”, havia 7,42 mil milhões de smartphones em uso em todo o mundo no início de 2025 – mais 1,5 mil milhões do que há apenas cinco anos – crescendo muito mais rapidamente do que a população mundial. Ainda mais surpreendente é que, a este ritmo, os smartphones poderão ultrapassar o número de pessoas já em 2028.

Mesmo assim, a crescente disponibilidade de smartphones acessíveis em mercados emergentes, combinada com inovações tecnológicas como câmaras avançadas, ecrãs dobráveis e assistentes inteligentes, continua a impulsionar a procura, com os consumidores a gastarem cada vez mais para adquirirem novos dispositivos.

Segundo uma pesquisa da Statista, os utilizadores de smartphones em todo o mundo têm vindo a gastar bem mais de 400 mil milhões de dólares anualmente em novos dispositivos há mais de uma década – um valor equivalente ao PIB de uma economia de média dimensão. Em 2025, espera-se que os gastos anuais atinjam 485 mil milhões de dólares, representando um aumento impressionante de 18 mil milhões num único ano. Além disso, esta tendência ascendente deverá continuar.

A Statista prevê que os consumidores em todo o mundo continuem a adicionar entre 18 mil milhões e 20 mil milhões de dólares por ano à fatura global dos smartphones, elevando a receita total da indústria para mais de 560 mil milhões até 2029. Quase um quarto desse valor virá da China, o maior mercado de smartphones do mundo. Os europeus deverão gastar cerca de 95 mil milhões de dólares em novos dispositivos, enquanto os americanos contribuirão com mais de 60 mil milhões no mesmo ano.

 

Aumento dos preços impulsiona crescimento da receita

Embora os avanços tecnológicos, os ciclos de substituição mais rápidos e a crescente procura nos mercados emergentes sejam todos fatores que impulsionam o crescimento da receita no sector dos smartphones, a subida dos preços é também um fator-chave.

De acordo com estimativas da Statista, o preço médio de um smartphone deverá aumentar 3% em 2025, passando de 287 para 296 dólares. Este será o primeiro aumento desde 2021, aproximando novamente o preço médio da faixa dos 300 dólares, onde se manteve durante grande parte do tempo. Infelizmente, este é apenas o início de uma tendência a longo prazo.

Os dados da Statista indicam que o mercado de smartphones enfrentará cinco anos de aumentos constantes de preços, levando a um crescimento de dois dígitos até ao final da década. Depois de atingir os 296 dólares em 2025, espera-se que o preço médio suba para 304,5 dólares em 2026 e ultrapasse os 312 dólares em 2027. Esta tendência continuará em 2028 e 2029, com um aumento adicional de 16 dólares, levando o preço médio a atingir os 328 dólares – mais 10% do que este ano.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

ASAE

Operação Fumados ASAE fiscaliza segurança alimentar em produtos à base de carne

Adecco Portugal Sines

Adecco Portugal abre nova operação em Sines e reforça presença no território