Foi oficialmente lançada a Fundação Mendes Gonçalves (FMG), sediada na Golegã, com a missão de Nutrir Futuros, Regenerar Legados.
Criada por iniciativa de Carlos Mendes Gonçalves, fundador e CEO da Casa Mendes Gonçalves, que doou à fundação a totalidade das suas ações, a FMG nasce como uma entidade filantrópica transformadora, com atuação estruturada em três áreas prioritárias: educação, regeneração e nutrição e bem-estar.
Centro educativo de referência
Um dos projetos mais emblemáticos da FMG é o futuro Centro Educativo da Golegã, com abertura prevista para o ano letivo 2027-2028. O espaço integrará berçário, creche, jardim-de-infância e 1.º ciclo e foi desenhado pelo ateliê japonês Takaharu e Yui Tezuka, autores do Fuji Kindergarten, classificado como o melhor jardim de infância do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A FMG vai ainda promover um projeto-piloto de amas (até aos três anos), em parceria com as fundações Aga Khan Portugal e Jerónimo Martins, incluindo formação certificada, supervisão e integração com respostas complementares ao ensino pré-escolar da região.
“Queremos inspirar outros lugares, em Portugal e no mundo”, afirma Tiago Pereira, CEO da FMG.
Literacia e boas práticas em agricultura regenerativa
A segunda linha de atuação foca-se na agricultura regenerativa como fator chave para a sustentabilidade ambiental e social. A FMG pretende fomentar a aproximação entre investigação e prática agrícola, projetos com impacto socioecológico local e nacional, parcerias com o ensino profissional e superior e influência positiva na definição de políticas públicas.
A fundação irá mobilizar alianças filantrópicas e académicas para promover literacia ambiental, práticas regenerativas e estudo dos solos.
Estilos de vida saudáveis, alimentação consciente e bem-estar
Com o programa Nutrir, a FMG quer posicionar a Golegã como território eco consciente, promovendo a literacia alimentar, investigação sobre nutrição e saúde e ações de sensibilização para hábitos sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida.
“Queremos contribuir para o bem-estar das atuais e futuras gerações, ligando produção, consumo e saúde numa lógica integrada”, reforça Tiago Pereira.
A FMG terá Conceição Zagalo como presidente da comissão executiva e Eduardo Marçal Grilo como presidente do conselho de curadores. Todos os procedimentos legais e de compliance estão já concluídos e a fundação passa a deter parte do Universo Mendes Gonçalves, aplicando-se os seus princípios a todo o grupo.
“A fundação é um projeto para várias vidas. Queremos dar o exemplo de que é possível transformar a comunidade através da educação, da regeneração dos solos e da promoção do bem-estar”, afirma Carlos Mendes Gonçalves.