Galleta nutricional Fundación Siro_4
in

Fundação Grupo Siro apresenta primeira bolacha para combater a subnutrição no mundo

Pode fornecer a energia, os nutrientes e, pelo menos, 50% da dose diária recomendada de vitaminas e minerais

A Fundação Grupo Siro apresentou a primeira Bolacha Nutricional, enriquecida com vitaminas e minerais, que consegue combater a subnutrição em qualquer grupo populacional com mais de três anos, em qualquer território, podendo fornecer, por apenas 30 cêntimos, a energia, os nutrientes e a maior parte das vitaminas e dos minerais de que uma pessoa necessita para a sua dose diária recomendada.

A fundação atinge, assim, um marco fundamental no seu objetivo de combater a subnutrição no mundo, uma situação que afeta quase 690 milhões de pessoas, ou seja, 8,9% da população mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um número que aumentou em 60 milhões em cinco anos.

A finalidade deste produto, sem fins lucrativos, é ser distribuído através de redes de colaboração com instituições que partilham o objetivo de combater a subnutrição em qualquer parte do mundo, sejam organizações não governamentais fundações, empresas privadas, administrações locais, entre outras, tanto a nível global como local, em diferentes territórios. Para o seu desenvolvimento, foram tidas em conta as recomendações do CODEX Alimentarius Global, assim como os critérios do modelo de perfil nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde.

 

Fabrico em Portugal

A principal diferença desta bolacha é que, por apenas 30 cêntimos, consegue-se fornecer, pelo menos, 50% das vitaminas e dos minerais de que uma pessoa necessita por dia, especificamente, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, D, e E e ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e iodo e ser uma fonte de proteínas e rica em fibras. Para a sua elaboração, foram utilizadas farinhas integrais, óleo de girassol alto oleico e quantidades reduzidas de sal e açúcares abaixo do limite crítico estipulado pela Organização Mundial de Saúde, obtendo-se uma classificação de Nutriscore A.

A bolacha está a ser fabricada nas fábricas da Cerealto Siro Foods em Toro, Zamora (Espanha) e Mem Martins (Portugal).

Para a distribuição, a Fundação Grupo Siro está a criar uma rede de parceiros da qual já fazem parte a HM Hospitales, Fundación de Investigación HM Hospitales, Fundación MAPFRE, Food For The Poor, Cáritas Arquidiocesana de Guatemala, Digisalud y DHL Supply Chain, entre outros colaboradores, e que está aberta a novos parceiros. “Acabar com a subnutrição no mundo é um objetivo muito ambicioso que não podemos alcançar sozinhos. Conseguimos desenvolver este produto a um custo muito baixo e este é o primeiro passo, mas precisamos de colaborar com outras instituições, empresas e organizações que partilhem o nosso propósito para que possa chegar às populações que mais precisam e já estamos a criar esta rede de colaboradores que está aberta a novos parceiros”, afirma Juan Manuel González-Serna, presidente da Fundação Grupo Siro.

 

Projeto piloto na Guatemala

Para validar a eficácia do consumo da bolacha como suplemento alimentar para gerir a subnutrição e o seu impacto positivo na saúde, a Fundação Grupo Siro lançará um ensaio clínico na Guatemala, que está a ser liderado pela Fundação de Investigação HM Hospitales, com um grupo de 200 crianças entre três e seis anos de idade pertencentes à rede da Cáritas Arquidiocesana da Guatemala.

A escolha deste país deve-se ao facto de, na Guatemala, 49,8% das crianças menores de cinco anos sofrer de subnutrição crónica, ou seja, afeta uma em cada duas crianças menores de cinco anos. É o primeiro lugar na América Latina e o quarto no mundo em termos de subnutrição infantil.

Mónica Sousa

IKEA tem nova diretora de marketing em Portugal

Toalhitas Antiembaciamento Bosque Verde da Mercadona

Mercadona lança as novas toalhitas antiembaciamento para óculos por um euro