in ,

Fricon ultrapassa os 89 milhões de euros

A Fricon fechou o ano de 2017 com um volume de negócio de 89 milhões de euros, crescendo em relação a 2016, quando tinha alcançado a marca de 82 milhões de euros.

Portugal responde por mais de 21 milhões de euros da faturação da empresa que exporta 80% do que produz no mercado nacional.

Como parte da estratégia definida para o negócio, a Fricon reforçou a sua operação em território português com a entrada de mais 30 colaboradores, elevando para duas centenas o número total de recursos humanos em Portugal, e está a desenvolver testes operacionais com compressores e controladores com novas tecnologias, com o propósito de melhorar a eficiência energética e reduzir os consumos.

Após ter realizado investimentos superiores a 1,5 milhões de euros, entre 2013 e 2015, alocados a máquinas, equipamentos e desenvolvimentos próprios para assegurar o fabrico da maioria dos componentes que utiliza, a Fricon integra nos seus equipamentos compressores de velocidade variável e moto ventiladores de alta eficiência, para reduzir os consumos dos seus equipamentos de frio. A acompanhar estes avanços na inovação, que em muito resultam do trabalho desenvolvido no Centro de Investigação e Desenvolvimento, que inaugurou em 2015, está a realizar novos investimentos na linha de produção. O atual plano para o triénio, entre 2017 e 2020, engloba um total de investimento que supera os 3,2 milhões de euros.

Fundada em 1976, a Fricon está sediada em Vila do Conde, contando com uma outra unidade fabril, no Brasil, desde 1996, onde trabalham 800 pessoas e que vende para o mercado interno. A consolidação internacional é também demonstrada pela abertura da delegação comercial em Madrid, que desde há quatro anos garante um incremento de oferta aos clientes espanhóis e também reforçando o apoio pós-venda. A marca Fricon está disseminada por mais de 100 países.

A aposta em áreas de atuação complementares abrange o sector doméstico, de bebidas, de congelados e, de forma muito especializada, a produção de equipamentos de frio para o retalho. Posicionada nos lugares cimeiros a nível internacional no sector do frio, o logótipo da Fricon está em centenas de milhares de conservadores para gelados da Olá e de outras marcas do Grupo Unilever. Esta empresa de cariz familiar também em merece a confiança de clientes como a Jerónimo Martins, Sonae, Carrefour, Cencosud, Walmart, Intermarché, Danone, Coca-Cola, Schincariol, Itaipava, Unicer e Heineken, entre outros, que utilizam equipamentos Fricon para congelar, refrigerar e conservar os seus produtos.

Publicidade

Fralda de incontinência com loção de vitamina E vence Produto do Ano

Coviran cresce em vendas e dá o salto para o online