in

França proíbe cadeias de oferecer enchimento ilimitado de bebidas

A França acaba de proibir a distribuição ilimitada de bebidas açucaradas ou com adoçantes artificiais em estabelecimentos do sector hoteleiro, educativo e da restauração.

A medida, publicada no Diário Oficial, enquadra-se dentro da “Lei sobre a modernização do sistema de saúde” do governo francês, promulgada em 26 de janeiro de 2016.

O documento especifica como exemplos de bebidas sujeitas ao novo regulamento as bebidas aromatizadas, sejam gasosas ou não, as energéticas ou os concentrados de frutas e/ou verduras, sempre que contenham altos níveis de açúcares.

A proibição diz respeito aos profissionais da restauração, da hotelaria e aos estabelecimentos destinados à receção, formação e alojamento de menores.

Entre os prejudicados destacam-se os estabelecimentos que oferecem o famoso “free refill” (reenchimento grátis), que inclui as grandes multinacionais como KFC ou IKEA.

A disposição visa evitar o excesso de peso, a obesidade e as enfermidades relacionadas com o consumo elevado de açúcar, como diabetes, especialmente entre os jovens, e está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

84% dos portugueses associam viatura a poluição, mas isso não os impede de comprar

Indústria cosmética europeia reduz em 82% o uso de micropartículas plásticas