in

Fogo em Monchique causa prejuízos de 60 mil euros ao dia à Sociedade Água de Monchique

Os incêndios que lavram há quase uma semana na zona de Monchique, no Algarve, estão a causar prejuízos consideráveis à  Sociedade da Água de Monchique, uma das principais empresas do concelho e que escapou por pouco às chamas.

Em declarações ao i, Henrique Prucha, diretor comercial e de marketing da empresa, explicou que a produção está parada desde sexta-feira, dia 3 de agosto, e que a fábrica teve de ser evacuada no domingo, dia 5 de agosto, sem haver previsões de quando a produção poderá ser retomada. Assim, a cada dia, há “uma quebra de cerca de 60 mil euros, para além dos custos indiretos ainda não quantificados”.

Henrique Prucha adiantou, ainda, que será difícil voltar à normalidade ainda antes do final do verão, uma vez que a procura é muito superior à capacidade de produção que têm neste momento.

Sobre a qualidade da água, o gestor garantiu ao i que, apesar do incêndio, esta não foi afetada. “Não existem riscos de contaminação devido à circulação extremamente profunda a que se encontra. Estima-se que o lençol freático se encontra a 900 metros de profundidade e, portanto, está protegido de toda e qualquer contaminação”.

 A água de Monchique é conhecida pela sua alcalinidade e por ser rica em sais minerais. Com um sabor mais adocicado do que o habitual, devido ao pH alcalino, já conquistou vários países do mundo, sendo vendida como um produto gourmet em Singapura, Macau e Hong Kong, por exemplo.

Sociedade Ponto Verde visita 1.200 estabelecimentos do canal Horeca

Lidl Portugal e Brisa colocam Summer Lounge na área de serviço de Grândola