FNAC
in , ,

Fnac Darty cresce 12% na Península Ibérica e reforça liderança no retalho europeu

Oiça este artigo aqui:

A Fnac Darty registou uma faturacão de 819,4 milhões de euros na Península Ibérica, em 2024, representando um crescimento de 12% face ao ano anterior.

As vendas comparáveis aumentaram 2,8%, tanto em Portugal como em Espanha, impulsionadas pela melhoria dos indicadores macroeconómicos. A filial ibérica representa 10,33% do volume de negócios da companhia.

Os lucros operacionais na região também cresceram 4%, em 2024, alcançando 16,3 milhões de euros, em comparação com os 12,3 milhões do ano passado. A margem operacional foi de 2%.

 

Crescimento global e aquisições estratégicas

A nível global, a Fnac Darty encerrou o ano com um volume de negócios de 7.932 milhões de euros, um crescimento de 0,7% (0,2% numa base comparável). O lucro líquido ajustado aumentou uns expressivos 129%, atingindo os 71 milhões de euros.

O diretor geral da Fnac Darty, Enrique Martínez, destaca que 2024 foi um ano de grandes conquistas, apesar da desaceleração do mercado. “A nossa bem-sucedida transformação, o foco na sustentabilidade, a aposta na inovação e o nosso avanço na inteligência artificial permitiram consolidar uma posição única no sector. A estratégia omnicanal e a diversificação da nossa oferta, colocando os serviços no centro do modelo de negócio, foram cruciais para este bom desempenho”, afirma.

O executivo também sublinha que 2024 foi um ano de grandes eventos e celebrações para a companhia, como o 70.º aniversário da Fnac. Um dos principais destaques do ano foi a aquisição da Unieuro, líder no retalho especializado em eletrónica em Itália. “Este foi um passo decisivo no nosso crescimento e fortalece a nossa posição como líder europeu. A operação representa a maior aquisição externa da história do grupo e abre perspetivas promissoras para crescimento, consolidação e sinergias”, acrescenta.

 

Perspetivas para 2025

Para este ano, a Fnac Darty prevê um crescimento de um dígito médio no lucro operacional, excluindo o impacto da aquisição da Unieuro e a venda de bilhetes.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Marcas próprias valem 40% mercado europeu de FMCG

Staples

JJ Bóçe é o novo embaixador da Staples