A economia portuguesa vai crescer 4%, em 2022, acima do crescimento da zona euro e do das 11 economias do leste europeu membros da União Europeia, indicam as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgadas esta terça-feira, dia 19 de abril.
De acordo com “World Economic Outlook” (WEO), apesar do crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) previsto pelos economistas do FMI ser inferior à meta de 4,9% apresentada pelo Governo português no Orçamento do Estado para 2022, a economia portuguesa apresenta-se como uma das mais dinâmicas da União Europeia, este ano, só sendo ultrapassada pelas da Irlanda (5,2%), Espanha (4,8%) e Malta (4,8%).
Portugal vai, assim, vai regressar à convergência com a União Europeia este ano, tal como aconteceu entre 2016 e 2019.
Impacto da guerra
As 11 economias do leste europeu serão mais afetadas pelo impacto da guerra na Ucrânia, nomeadamente a Estónia, que vai ficar em quase estagnação, e a Letónia.
Partindo do pressuposto de que o conflito não se agrave na frente oriental, em 2023, estas economias deverão, segundo o FMI, crescer mais do que Portugal que verá assim a sua convergência com a União Europeia interrompida.
Segundo as previsões do FMI, a taxa de crescimento da economia portuguesa cairá para 2,1%, quase metade da dinâmica de 2022. No entanto, voltará a crescer acima da zona euro, entre 2024 e 2027.