in

Fileira Casa investe dois milhões de euros na promoção digital internacional

Verbas realocadas à comunicação online e às plataformas digitais

Nos últimos cinco anos, as indústrias que integram a Fileira Casa Portuguesa realizaram mais de 950 participações em 109 feiras sectoriais, contribuindo para o crescimento superior a 30% das exportações. Agora, face às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 às deslocações e à concentração de pessoas, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) e a AICEP, que lideram a promoção internacional da fileira, desenharam uma renovação da estratégia de divulgação e posicionamento externo deste “cluster”, que integra os sectores do mobiliário, têxteis lar, iluminação, colchoaria, tapeçaria e utilidades domésticas, entre outros.

 

Investimento

De imediato, serão realocados dois milhões de euros, anteriormente destinados a feiras internacionais canceladas, como a iSaloni Milano ou a ICFF New York. O valor será canalizado para o investimento em cinco grandes ações: três plataformas digitais internacionais (MOM, Archiproducts e BIMobject), o reforço e melhoria da comunicação e imagem e a criação de uma exposição virtual na app Furniture PT.

Na última década, a Fileira Casa Portuguesa, através de um conjunto de certames e missões empresariais, alcançou um reconhecimento e posicionamento internacionais que não poderão ser minorados, face às limitações atuais. O mercado premiará os países e as empresas que demonstrarem maior resiliência e agilidade, pelo que acreditamos que esta redefinição da estratégia criará as condições necessárias para que o tecido empresarial nacional continue a projetar-se com qualidade e diferenciação a nível externo”, explica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA.

A plataforma MOM foi criada pela organização da Maison & Objet, uma das principais feiras sectoriais do mundo, como resposta à necessidade de expositores e profissionais de divulgarem os seus produtos e estabelecerem contactos comerciais ao longo de todo o ano, diminuindo a dependência do evento presencial. Atualmente, conta com cerca de meio milhão de utilizadores registados, entre retalhistas, distribuidores, designers e empresários, que realizam mais de 2,5 milhões de visitas anuais ao website. As empresas portuguesas que pretendam aderir à MOM poderão optar por um dos três pacotes negociados pela APIMA, que variam no número de produtos expostos e destaque nas ações de marketing.

Publicidade

Pizza Hut reabre restaurantes com o programa “In Hut We Trust”

Spa Ceylon

Maior cadeia Ayurveda de luxo do mundo instala-se numa das ruas mais nobres de Lisboa