in ,

Ferrero prossegue objetivo para que todas as embalagens sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em 2025

Foto Claudio Divizia / Shutterstock.com

O Grupo Ferrero partilhou os últimos desenvolvimentos relativamente ao seu compromisso para que as suas embalagens sejam 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025, entre os quais se inclui um conjunto de atividades e colaborações, como, por exemplo, a união da Nutella com a Loop e o Carrefour para  um teste-piloto de reutilização das embalagens da marca em 10 lojas Carrefour em Paris, a participação da companhia na Iniciativa Nova Economia do Plástico como novo membro da Fundação Ellen MacArthur, a nova embalagem de Kinder Happy Hippo e a nova aliança com a 4evergreen.

 

Reutilização

A Nutella desenvolveu uma aliança com a Loop, plataforma líder na reutilização de embalagens, e a cadeia de supermercados Carrefour para realizar um teste-piloto em Paris. A partir de agora, os clientes destas superfícies podem comprar um frasco de Nutella reutilizável, especialmente desenhado para o efeito, que estará disponível em 10 lojas Carrefour, assim como na sua plataforma online. Para além disso, o Carrefour recolherá os frascos vazios para serem lavados e reutilizados.

A equipa de design da Ferrero trabalhou em estreita colaboração com os peritos da Loop para desenvolver o novo frasco, sendo o primeiro produto da marca Nutella que cumpre com todos os requisitos necessários para ser reutilizável. O resultado desta colaboração é um frasco duradouro, higiénico, seguro e que possui uma etiqueta e um selo que se podem eliminar facilmente durante o ciclo de lavagem.

Os programas de recolha em França já estão disponíveis para que os consumidores reciclem os frascos de vidro e as tampas de plástico atuais. Contudo, através deste test- piloto, a Ferrero, a Loop e outras marcas líderes podem comprovar quais os benefícios da plataforma de reutilização.

 

Participação na Iniciativa Nova Economia do Plástico

Depois de assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico em 2019, liderado pela Fundação Ellen MacArthur e o programa das Nações Unidas para o meioambiente (PNUMA), a Ferrero tornou-se membro da Fundação Ellen MacArthur, participando na Iniciativa Nova Economia do Plástico.

A chave da iniciativa é a colaboração entre empresas de diferentes negócios, tendo como objetivo desenvolver soluções em escala. A Ferrero terá um papel ativo nesta iniciativa, trabalhando em projetos partilhados de I+D+i e reunindo esforços para impulsionar a transição para uma economia circular do plástico.

Além disso, o departamento de I+D da Ferrero criou uma nova embalagem reciclável para o Kinder Happy Hippo, cumprindo assim com as diretrizes de reciclabilidade CEFLEX para filmes flexíveis e com um perfil melhorado. O novo packaging apresenta uma nova estrutura feita de um só material de polipropileno, que dá a proteção necessária ao produto.

 

Aliança 4evergreen

A Ferrero uniu-se também à aliança 4evergreen, cujo objetivo é impulsionar embalagens desenvolvidas a partir de fibra, favorecendo uma economia circular e sustentável que minimize o impacto climático e meio ambiental. Através desta aliança, a Ferrero estará em contacto com membros da indústria do packaging a partir de fibra, incluindo desde produtores de papel e cartão até proprietários de marcas, retalhistas e fornecedores de tecnologia, entre outros.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

ACEPI lança campanha #ECOMMERCEPORTUGAL para incentivar compras de Natal em sites nacionais

SmartyPants Vitamins

Unilever compra empresa de suplementos vitamínicos