A Tendam, terceiro maior grupo espanhol do sector da moda por volume de negócios, anunciou a venda de 67,91% do seu capital ao Multiply Group, veículo de investimento da família real de Abu Dhabi.
A transação, realizada através de um aumento de capital, avalia a empresa em mais de mil milhões de euros.
O Multiply Group gere ativos avaliados em 11 mil milhões de euros e, com a aquisição da Tendam, marca a sua entrada no mercado europeu da moda. Esta transação insere-se numa tendência crescente de investimentos árabes no scetor da moda europeu, com outros exemplos notáveis, como a aquisição da Selfridges pelo fundo de investimento do Qatar.
CVC e PAI Partners mantêm participação minoritária
Com esta operação, os fundos de investimento CVC e PAI Partners, que detinham o controlo da empresa há 20 anos, permanecem como acionistas minoritários, cedendo a posição maioritária ao Multiply Group.
Proprietária de marcas como Cortefiel, Pedro del Hierro, Women’secret, Springfield e Fifty Factory, a Tendam descartou, por enquanto, uma entrada em bolsa, processo que tinha sido considerado anteriormente.
Crescimento de 6,5%
Nos últimos anos, a Tendam implementou um plano de reestruturação e diversificação, adquirindo e lançando marcas direcionadas a diferentes segmentos de consumidores. No exercício de 2023, a empresa registou um aumento de 6,5% nas suas vendas, totalizando 1.288 milhões de euros, e um crescimento de 9,8% no EBITDA recorrente, atingindo 313,3 milhões de euros.