in

Exportações mundiais de vinho crescem 6,5% em 2017

As exportações mundiais de vinho e mosto ultrapassaram, em 2017, os 31 milhões de euros, o que representa um crescimento de 6,5% relativamente ao ano anterior.

Em volume, as exportações também aumentaram, concretamente 4,6%, para os 10.706 milhões de litros, o que é de assinalar dada a reduzida vindima de 2017.

As tendências mais recentes mostram uma progressiva desaceleração do volume, devido a uma menor disponibilidade mundial de vinho, face à maior progressão das vendas em valor, que, segundo os dados OeMv, têm acelerado nos últimos meses.

Pela primeira vez, os dados mundiais distinguem a importância do “bag in box” nas exportações de mais de dois litros. Este tipo de embalagem representa 18% do valor total da categoria de exportações de mais de dois litros e 10,7% do seu volume.

Entre os principais exportadores, França melhorou sensivelmente as suas vendas internacionais em valor e Itália manteve a tendência positiva que vem a revelar desde 2009. Já Espanha progrediu a um menor ritmo, embora se mantenha como o maior exportador mundial de vinhos em volume.

Por seu turno, os Estados Unidos da América aumentaram a vantagem para o Reino Unido como o maior importador mundial de vinho em euros, com a China e a Rússia a crescerem bem acima da média. Em volume, a Alemanha e o Reino Unido mantêm a liderança, embora com aumentos sensivelmente menores que os dos Estados Unidos da América, França e China nos últimos anos.

Vendas da Nestlé crescem 1,4%

Suavecel lança campanha em Angola para o mercado da higiene pessoal