in

Exportações de vinho da União Europeia atingem um novo recorde

As exportações de vinho da União Europeia atingiram um novo recorde de 9,8 mil milhões de euros em 2015, principalmente devido ao crescimento do mercado norte-americano.

No total foram vendidos 2,9 mil milhões de garrafas. “A União Europeia continua a ser o maior exportador mundial de vinho e, após três anos de relativa estabilidade, atingiu o seu melhor desempenho de sempre em 2015: 21,9 milhões de hectolitros, mais 3%, ou o impressionante equivalente de 2,9 mil milhões de garrafas, juntamente com um desempenho económico de 9,8 mil milhões de euros, mais 8,9%”, comenta Jean-Marie Barillère, comissário europeu com esta pasta.

O crescimento deve-se ao aumento em 18% das exportações para o mercado norte-americano, o mais importante para os vinhos europeus, avaliado em 3,1 mil milhões de euros. O segundo fator de crescimento foi a China, onde as exportações cresceram 26% em valor e 29% em volume, após dois anos de quedas devido a uma disputa comercial pela imposição de taxas nas importações de painéis solares chineses a partir de 2013. Portugal está entre os principais exportadores de vinho para a China, com um total de 14 milhões de euros e um preço por litro médio de 2,17 euros.

Europastry vai aumentar capacidade da fábrica na Holanda

Canon lidera mercado de câmaras digitais com objetivas intermutáveis pelo 13.º ano