in

Exportações de cereais da Ucrânia com queda de 44% em junho

Foto Shutterstoclk

As exportações ucranianas de cereais, nos primeiros 22 dias de junho, caíram cerca de 44%, em comparação com o ano anterior, para 1,11 milhões de toneladas, segundo dados do Ministério da Agricultura ucraniano. Os volumes incluíam 978 mil toneladas de milho, 104 mil toneladas de trigo e 24 mil toneladas de cevada.

É de realçar que a Ucrânia exportou cerca de seis milhões de toneladas de cereais um mês antes da Rússia a ter invadido, a 24 de fevereiro.

O volume das exportações de maio caiu para cerca de 1,7 milhões de toneladas, uma vez que o país, que exportava a maior parte das suas mercadorias através dos portos marítimos, foi forçado a transportar cereais por comboio através da fronteira ocidental ou dos pequenos portos fluviais no Danúbio.

 

Exportações russas

Os preços de exportação para a nova colheita de trigo da Rússia, que os agricultores começarão dentro de dias, caíram na semana passada, devido às boas perspetivas de colheita e após uma descida dos preços em Chicago e Paris, reporta a Reuters.

As condições meteorológicas foram favoráveis. No entanto, parte do sul da Rússia, o seu celeiro, pode registar alguma precipitação, esta semana, o que não é bem-vindo nesta fase, pois poderá potencialmente piorar a qualidade da nova colheita de trigo.

P&G

P&G revela nova estratégia para ajudar a resolver crise global de água

Mondelez

Mondelez reduz previsão de vendas devido à guerra na Ucrânia