in

Experiência de compra é fator decisivo na fidelização dos clientes

A experiência de compra converteu-se num dos elementos diferenciadores das marcas que mais potenciam a fidelização dos clientes. De acordo com a análise da The Valley, hub de conhecimento especializado nas tendências digitais, a experiência fideliza mais de 40% dos clientes, com a tecnologia a desempenhar um papel fundamental nesse processo.

Oferecer produtos de qualidade a bom preço não são mais suficientes para consolidar os negócios de retalho e cada vez mais, as soluções tecnológicas são decisivas. No caso do têxtil, a análise destaca os provadores baseados em realidade virtual, assinalando que esperar muito tempo para provar uma peça de roupa poderá levar o cliente a sair da loja sem nada comprar e com a sensação de ter tido uma má experiência. De acordo com a The Valley, estes provadores dão maior autonomia ao cliente no processo de compra e agilizam os processos de decisão.

Os expositores com realidade aumentada são também uma ferramenta que ajuda a melhorar a experiência de compra. Ao disponibilizar informações sobre os produtos de forma holográfica, potencia-se a diferenciação da marca e facilita-se o processo de compra. Os sistemas com realidade aumentada são especialmente úteis na comercialização de produtos com um grande número de componentes e funcionalidades, já que esta tecnologia oferece uma visão mais detalhada através de diferentes perspetivas do produto. 

Outro dos recursos tecnológicos destacados são os chatbots que funcionam como assistentes pessoais. Sobretudo nas épocas de maior volume de compras, como as festivas e de saldos, é mais difícil proporcionar um atendimento personalizado. Os chatbots são, de acordo com a The Valley, uma alternativa, ao oferecer assistência instantânea. 

De igual modo, os drones que entregam os produtos diretamente ao comprador são uma ferramenta eficaz para a fidelização, já que convertem o processo de compra em algo mais quer a simples aquisição de um produto. 

Finalmente os mostradores interativos permitem fazer a compra de um modo mais autónomo e evitar que o cliente perca tempo. Para além de oferecerem informação visual, dão recomendações de outros produtos, para que a cesta aumente. 

Purina convida a partilhar a história do nome dos pets

Beiersdorf já escolheu novo CEO