“O Futuro do Granel” dá nome ao primeiro evento dedicado ao sector do granel em Portugal que, no dia 17 julho, vai reunir 27 profissionais e especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de promover a reflexão sobre o futuro do granel e os seus impactos positivos a nível social, económico e ambiental.
Uma iniciativa da Maria Granel, primeira “zero waste store” e mercearia biológica 100% a granel em Portugal, direcionada a empreendedores, investidores, consumidores, representantes políticos, ativistas e ao público em geral, desenvolver-se-á num formato digital, sob a forma de webinar, com seis horas e 30 minutos de duração, mediante inscrição. “Para nós, é fundamental reunir o sector e refletir em conjunto sobre o seu futuro, abordando os desafios e as boas práticas, congregando esforços para potenciar o seu desempenho rumo a uma economia mais circular, tirando partido do sistema de reutilização que está na base da sua missão de redução de desperdício”, refere Eunice Maia, responsável pela iniciativa e cofundadora da Maria Granel.
Granel
O sector do granel tem conhecido um crescimento exponencial, nos últimos anos, estimando-se que haja, em 2023, na Europa mais de 10 mil “package free shops”, um crescimento acompanhado pela geração de emprego estável (previsão de 10.062 a 26.937 postos de trabalho a tempo inteiro, até 2023, segundo dados Zero Waste Europe e Réseau Vrac), por um contributo efetivo de redução de embalagens descartáveis e pela construção de circuitos agroalimentares mais curtos e sustentáveis.
“Pretendemos, ainda, com este evento preparar o terreno para a constituição de uma associação profissional que garanta maior visibilidade, influência e capacidade de disrupção em termos regulatórios, colocando o granel ao serviço, de forma ainda mais eficaz e efetiva, da luta climática e da transição ecológica”, acrescenta Eunice Maia.
O Futuro do Granel
“O Futuro do Granel” conta com o testemunho de vários empreendedores com casos de sucesso (lojas e projetos de vários pontos do país) e com um painel de oradores nacionais e internacionais de áreas diversificadas, como economia circular, financiamento ético, medição de impacto, tendências e marketing, cadeia de abastecimento, consumo sustentável e ativismo.
Entre os oradores destaque para Lucia Pereira, em representação da Réseau Vrac, a única organização profissional dedicada à democratização do granel em França e no mundo; Lívia Humaire, fundadora da primeira loja Zero Waste do Brasil, que vai partilhar a sua visão sobre transições ecológicas, Luís Amado, responsável pelo BLab Portugal (BCORP) e fundador da Less, que vai abordar a medição de impacto, e Susana Fonseca, fundadora e membro da direção ZERO, que traz o tema da economia circular e União Europeia.
A organização e apresentação estão a cargo do Livre Para, dupla de empreendedores composta por Bruno Lisboa e João Kraeski, embaixadores do Pacto Europeu para o Clima, que desenvolve conteúdos e experiências com o objetivo de despertar para uma consciência ecológica mais responsável e conectada com a preservação do planeta.
O evento será transmitido em direto a partir do novo estúdio e hub criativo “La Ventana”, em Lisboa. O acesso implica uma inscrição no valor de 40 euros e pode ser feita em www.mariagranel.com.