Oiça este artigo aqui:
A Europastry inaugurou uma nova unidade de produção e centro logístico no Carregado, no concelho de Alenquer, junto às suas atuais instalações, no seguimento de um investimento de 40 milhões de euros.
O projeto representa um passo estratégico para reforçar a presença industrial da multinacional em Portugal e dar resposta ao forte crescimento registado no mercado nacional.
“Mais avançada do sector na Europa”
O novo complexo integra uma fábrica altamente automatizada para produção de pastelaria de alto valor acrescentado e um centro logístico para abastecimento do mercado português. A empresa prevê uma capacidade de produção anual de 20 mil toneladas numa primeira fase, com potencial de expansão futura.
Segundo a Europastry, trata-se da unidade “mais avançada do sector na Europa”, em termos de robotização e eficiência operacional.
O investimento surge num momento em que a Europastry Portugal continua a registar crescimento de dois dígitos. Só nos primeiros quatro meses de 2025, as vendas subiram 27%, refletindo a forte procura interna e o posicionamento da marca junto de clientes do retalho e canal Horeca.
A nova unidade cria 100 novos postos de trabalho diretos, contribuindo para a dinamização económica da região de Alenquer. A atual unidade da Europastry no Carregado, inaugurada em 2007, é responsável pela produção de produtos emblemáticos, como o pastel de nata, exportado para mais de 80 países.
Portugal como hub industrial e logístico
Com presença em mais de 80 mercados internacionais, a Europastry reforça com este projeto o papel estratégico de Portugal como plataforma de produção e distribuição para o sul da Europa e mercados de exportação.
Em 2024, a empresa atingiu 1.506 milhões de euros em vendas, um crescimento de 12% face a 2023, e registou um EBITDA de 236 milhões de euros, mais 15% face ao ano anterior. Mais de 56% das vendas globais já é realizado fora de Espanha, refletindo o êxito da sua estratégia internacional.
Além disso, a empresa ultrapassou os 90 mil clientes ativos, tendo aumentado a base de clientes em 12,5%. Os principais canais são a padaria artesanal, o retalho e o foodservice.
Forte aposta em inovação e tecnologia
O grupo tem apostado na robotização, sustentabilidade e inovação alimentar como pilares para responder às exigências do consumidor moderno e à pressão sobre as cadeias de abastecimento. Em 2024, investiu 124,4 milhões de euros em investigação, desenvolvimento e tecnologia, incluindo a construção de um novo centro de inovação em Barcelona e o lançamento de novas linhas de produção nos Países Baixos.