in

Europa quer tributar sacos plásticos

Depois de vários Estados-membros já terem implementado legislação para reduzir o uso de sacos plásticos, a União Europeia está a considerar um imposto global.

Ainda não está completamente claro como esse novo imposto funcionará. Os fabricantes podem ter que pagar, mas também é possível que o consumidor tenha que pagar sempre que usar um saco de plástico. “Queremos reduzir o volume total de plástico no meio ambiente“, disse o comissário Günther Öttinger. “É por isso que queremos permitir que os Estados-membros criem um imposto e motivem as empresas e os cidadãos a usar menos sacos e embalagens de plástico“.

Não é surpresa que a proposta surja agora, depois da China implementar uma proibição de importação de resíduos de plástico a 1 de janeiro. Muitos plásticos europeus costumavam acabar na China, mas a proibição de importação levaria a mais queima de plástico, porque a Europa não tem capacidade para reciclar tudo. “Agora que a China não quer mais o nosso desperdício de plástico, precisamos de garantir que conseguimos limitar o uso europeu deste material“.

DIA vende quatro plataformas logísticas

Alibaba quer instalar um centro logístico em França