in

Europa aprova o consumo de gafanhotos

A Comissão Europeia deu luz verde ao consumo de gafanhotos. Após a aprovação das larvas-de-farinha no início deste ano, esta é a segunda espécie de inseto a ser oficialmente aprovada como alimento na União Europeia.

Desde 2018, o chamado Regulamento de Novos Alimentos está em vigor na Europa, estipulando que novos alimentos, incluindo insetos, só podem ser consumidos após passarem por uma série de extensas verificações de segurança e saúde. Esta aprovação acaba de acontecer para o gafanhoto migratório: pode agora ser utilizado congelado, seco e em pó na comida, como snack ou incorporado em qualquer outro prato.

Embora a aprovação de gafanhotos só tenha acontecido agora, os animais já estão há algum tempo à disposição em vários supermercados.

 

Mais insetos a caminho

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) emitiu recentemente uma avaliação positiva para o consumo da larvas-de-farinha amarela e do grilo doméstico. Ambos os insetos, portanto, provavelmente receberão aprovação oficial em breve. Além disso, existem atualmente nove aplicações de insetos em avaliação de segurança pela EFSA.

 

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Jungheinrich

Jungheinrich expande portfólio com robots móveis autónomos

Remistura

Cockburn’s e Musa reatam relação para lançar nova cerveja Remistura