A Euromaster, rede de oficinas especializada na manutenção integral de veículos, prevê atingir 100 centros de manutenção e contar com cerca de 600 profissionais, até 2026, em Portugal, no âmbito da sua estratégia de expansão.
Com este plano de negócios, o principal objetivo da Euromaster é oferecer um serviço completo de manutenção e assistência que atinja 75% da população.
De acordo com a Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), o parque
automóvel português tem uma idade média muito avançada: 13,5 anos. De facto, dos
5,41 milhões de veículos de passageiros com matrícula portuguesa, um em cada quatro
foi matriculado, pela primeira vez, antes de 2001, ou seja, tem mais de 20 anos.
No entanto, Portugal está atualmente a registar uma recuperação das matrículas. De
acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidas 60.563
unidades no primeiro trimestre, 42% mais do que no mesmo período de 2022
(embora 39% menos do que em 2019).
Máxima capilaridade geográfica
O objetivo da Euromaster é chegar aos territórios onde ainda não está presente. De todos os distritos de Portugal, há cinco nos quais a marca ainda não está presente e há ainda 10 capitais de distrito sem qualquer oficina da rede. Para além disso, há uma aposta fundamental nos grandes centros urbanos, onde se concentra a maior percentagem do PIB português e onde vive quase metade da população.
Todo este esforço de expansão em Portugal decorre em paralelo com o desenvolvimento da rede em Espanha, pelo que o objetivo da Euromaster é atingir 600 oficinas, até 2026, no mercado ibérico.
Por outro lado, o desenvolvimento da rede Euromaster em Portugal é acompanhado pelo início da introdução de uma proposta de valor – para veículos comerciais/pesados – que consiste em implementar uma oferta de manutenção preventiva. Esta inclui vários tipos de revisões periódicas que servirão para detetar eventuais avarias, antes que estas ocorram ou tenham consequências muito mais graves, o que se traduzirá numa poupança significativa para o cliente final.
Paralelamente, a Euromaster vai continuar a apostar em novos projetos relacionados com a digitalização, através de soluções que vão aumentar a geração de tráfego nas oficinas.
“Temos toda a experiência de uma rede com décadas de experiência nos principais mercados europeus, que queremos passar para Portugal. Para além disso, as pessoas são fundamentais, porque para a Euromaster não são os carros que entram nas oficinas, mas sim as pessoas com um problema ou uma necessidade. Este é o nosso cartão de visita para impulsionar a nossa atividade em Portugal“, afirma Francis Ferreira, diretorgeral da Euromaster em Portugal e Espanha.
Siga-nos no: