in ,

Estará a Amazon preparada para dominar o mercado da cosmética?

A Amazon está a apostar em aumentar a sua presença no mercado da beleza e cosmética, de que é exemplo a parceria com a Coty no lançamento da sua funcionalidade “Let’s Get Ready” no sistema Echo.

Esta parceria é ainda mais surpreendente porque a gigante da cosmética fez notícia no ano passado ao banir plataformas de terceiros, como a da Amazon, de vender os seus produtos de prestígio.

De acordo com os dados da 1010data, o marketplace da Amazon captura uma quota de 21,1% do mercado da beleza norte-americano, seguido pela Macy’s com 17,4% e pela Sephora com 15%. Não obstante, apesar da realidade virtual e da realidade aumentada estarem a ajudar os consumidores a fazer escolhas online mais informadas, não significa que possam substituir a experiência no ponto de venda. A Sephora, por exemplo, continua a ter um elevado tráfego nas suas lojas, potenciado pelas experiências no ponto de venda, como a realização de workshops. 

Uma das maiores dificuldades que a Amazon terá de enfrentar para se posicionar neste mercado é a construção de um sentimento de comunidade, algo que a Sephora faz muito bem no mercado norte-americano com a Beauty Insiders Community. Lançada em agosto, esta comunidade oferece múltiplos canais para os consumidores interagirem uns com os outros, trocarem opiniões e conselhos de beleza, publicarem ou visualizarem fotografias e desbloquearem incentivos à compra. O sistema de avaliação e críticas de produtos da Amazon poderá não ser o suficiente para alcançar este objetivo. 

A conclusão dos analistas é de que, apesar da gigante do e-commerce muito provavelmente continuar a dominar as vendas online, terá mais dificuldades para controlar a indústria da beleza, a não ser que consiga beneficiar também do tráfego “brick and mortar”, através de uma potencial aquisição.

Publicidade

Continente compra mais de 71 milhões de euros

Todos os hipermercados Continente têm certificação ambiental

Mercadona

Saiba onde se vão localizar as 4 primeiras lojas da Mercadona em Portugal