O gigante da ótica EssilorLuxottica, que integrou a Meta no seu capital social em julho, alargou a sua parceria com o proprietário do Facebook e do Instagram para a próxima década. Entre os objetivos está o desenvolvimento de óculos inteligentes.
As duas empresas têm vindo a colaborar desde 2019, resultando em duas gerações de óculos inteligentes da marca Ray-Ban.
“Nas últimas seis décadas, a EssilorLuxottica liderou a transformação e modernização da indústria de óculos e cuidados oculares, posicionando-se entre os principais inovadores do mundo. Investimos centenas de milhões, todos os anos, em I&D para criar produtos que melhoram a qualidade de vida de milhares de milhões de pessoas e têm impacto na forma como veem o mundo e uns aos outros. O incrível trabalho que realizámos com a Meta, ainda na sua fase inicial, já provou ser um marco importante na nossa jornada para fazer dos óculos a porta de entrada para o mundo conectado. Gostaria de agradecer à equipa da EssilorLuxottica e ao nosso chief wearables officer Rocco Basilico, bem como à equipa da Meta, pelo excelente trabalho realizado. Esperamos continuar a traçar o futuro da categoria juntos”, afirma Francesco Milleri, presidente e CEO da EssilorLuxottica.
“Estou orgulhoso do trabalho que realizámos até agora com a EssilorLuxottica e entusiasmado com o nosso roteiro a longo prazo. Temos a oportunidade de transformar os óculos na próxima grande plataforma tecnológica e, ao mesmo tempo, torná-los moda”, acrescenta Mark Zuckerberg, fundador e diretor executivo da Meta.
Ray-Ban Meta
A última geração de óculos Ray-Ban Meta, introduzida pela EssilorLuxottica e pela Meta no outono de 2023, tem tecnologia avançada incorporada nas armações. Estes óculos dão aos consumidores a capacidade de fazer chamadas telefónicas, captar e partilhar fotografias e vídeos, ouvir música e transmitir conteúdos em direto.
A recente integração da Meta AI nos Estados Unidos e no Canadá permite que os utilizadores realizem tarefas, se inspirem e se liguem mais facilmente.