O projeto Esporão & A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria arrancou com o realizador Tiago Pereira, a equipa do Esporão e a colaboração do chef André Magalhães, a percorrerem o território nacional à procura das raízes da gastronomia portuguesa: tradições, métodos e receitas que passam de geração em geração através da expressão oral – uma memória partilhada, uma música ou uma história.
Tudo começou no Algarve, no primeiro episódio, com um ensinamento deToni Coelho sobre o Litão, peixe típico da zona de Olhão e da Ria Formosa, e uma receita de Cataplana de Litão e Algas do chef André Magalhães.
Este arquivo etnográfico da gastronomia portuguesa, que já conta com 18 episódios e 59 pequenos vídeos que registam pela voz dos habitantes das mais de 50 localidades visitadas as suas receitas tradicionais, está disponível a todos no canal de YouTube e no site do Esporão. “Enquanto produtores de vinho e azeite, assumimos também o compromisso de conhecer aquilo que lhe é indissociável – a nossa gastronomia. Procuramos, com este projeto, preservar a memória e diversidade gastronómica menos visível no nosso dia a dia, amplificar aquilo que nos torna únicos nesse âmbito, reforçar a nossa identidade e genuinidade e, no limite, inspirar a construção de um futuro mais sólido pelo conhecimento acumulado”, afirma Catarina Santos, diretora de Marketing do Esporão.
Cada episódio conta com a presença de um chef, convidado a partilhar a sua interpretação de uma receita, utilizando ingredientes regionais, muitos deles pouco conhecidos do grande público. Nos 18 episódios, contou-se com a participação dos chefs José Júlio Vintém, Vítor Claro, André Magalhães, Bertílio Gomes, Hugo Brito, Inês Dinis, João Rodrigues, José Pinheiro, Júlio Pereira, Marco Gomes, Margarida Rego, Pedro Pena Bastos, Renato Cunha, Rodrigo Castelo, Rui Oliveira e Rui Paula.