in

Espanha é o maior exportador no sector do azeite

A indústria e os operadores espanhóis do sector do azeite destronaram a Itália e tornaram-se os líderes nos principais mercados mundiais de azeite, segundo a Associação de Exportadores e o Conselho Oleícola Internacional, baseados em dados de 2015. O aumento das vendas nos últimos anos consolidou-se, apesar do aumento dos preços. As campanhas promocionais e o trabalho das empresas foram considerados chave nestes resultados.

Fora da União Europeia, o principal mercado são os Estados Unidos, historicamente monopolizado por azeites italianos ou marcas que norte-americanas, embora o azeite tenha sido produzido fora. 

No quadro comunitário, Espanha domina o mercado francês com 71 mil das 100 mil toneladas importadas. A Alemanha é o único país onde a Itália domina. 

Espanha, com uma área de 2,5 milhões de hectares, tem uma produção média de 1,4 milhões de toneladas. Itália, com 1,35 milhões de hectares teóricos, só produz cerca de 330 mil toneladas, forçando o país a grandes importações para consumo interno e compromissos com o exterior.

Espanha exportou em 2013 um valor recorde de 1,1 milhões de toneladas e hoje essas vendas estabilizaram-se em cerca de 900 mil toneladas no valor de três mil milhões de euros. 

Publicidade

Filiais estrangeiras com melhor desempenho do que empresas nacionais

Lidl tem o primeiro self-service checkout no País de Gales