in ,

ERP Portugal e Worten recolhem mais de 3 mil resíduos elétricos com o projeto REEEcicla e Ganha

resíduos

A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, e a Worten revelam os resultados e premeiam os finalistas do projeto REEEcicla e Ganha.

Decorreu entre julho e setembro deste ano, o projeto que desafiou todos os consumidores, em especial os mais jovens, a entregarem resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) em quatro lojas Worten, atribuindo recompensas a quem procedesse a mais entregas.

Durante esses três meses, foram entregues cerca de 3.700 REEE, desde televisões e monitores, a pequenos equipamentos, equipamentos de IT e lâmpadas, nas lojas Worten de Cascais, Oeiras, Seixal e Telheiras. Deste modo, o projeto premiou seis jovens com a atribuição de iPhones, AirPods e cartão Worten com 120 euros.

Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, assinala que “estamos muito satisfeitos com os resultados desta iniciativa, que efetivamente demonstram que a inovação e os hábitos dos consumidores mais jovens são, nos dias que correm, indissociáveis. O lançamento do projeto REEEcicla e Ganha surgiu precisamente para convergir as boas práticas ambientais neste caminho, rumo ao futuro, proporcionando uma solução prática e atrativa à entrega de REEE”.

Mário Costa, Head of Store Concept and Sustainability da Worten, refere que “a Worten tem um forte compromisso de sustentabilidade no domínio da recolha e tratamento de REEE. Faz parte da nossa estratégia contribuir para a sensibilização dos nossos clientes e da comunidade em geral, para a adoção de boas práticas, disponibilizando um leque variado de possibilidades de recolha de resíduos elétricos e eletrónicos. O nosso apoio direto a este projeto, com recursos humanos (colaboradores) e materiais (lojas Worten) é mais um exemplo desse nosso compromisso, garantindo o sucesso desta ação de gamificação, mas garantindo também a comunicação e sensibilização de como encaminhar e tratar de forma correta um REEE. O ‘target’ deste projeto visou principalmente as gerações mais jovens, ajudando assim a adotar comportamentos mais sustentáveis.”

 

Trash4Goods

O registo dos dados e a atribuição de pontos por cada entrega foi possível através da app Trash4Goods, plataforma de “gamification”. A atribuição de pontos a cada participante depende da quantidade e categoria de equipamentos entregue, sendo convertidos, posteriormente, em diferentes recompensas, desde cartões Worten, a gadgets, como iPhones e AirPods.

No que diz respeito aos seis utilizadores que mais pontos conseguiram neste desafio, a ERP Portugal procedeu à entrega dos prémios, na loja da Worten de Telheiras.

A ERP Portugal é responsável pelo correto encaminhamento dos resíduos recolhidos, de modo a proceder à reciclagem dos mesmos, em segurança.

A Trash4Goods tem como objetivo incentivar os seus utilizadores a separarem corretamente os seus resíduos e através da ‘gamification’ é possível mudar os comportamentos das pessoas, de modo a adotarem hábitos mais sustentáveis. Queremos alterar a forma como as pessoas olham para os seus resíduos, deixando de os ver como lixo, mas sim como matéria-prima. Este projeto piloto permitiu-nos comprovar o impacto positivo que podemos alcançar, recolhendo mais de 3.700 REEE em três meses, em apenas quatro lojas Worten, o que prova que é possível incentivar a entrega de REEE através de pontos e prémios, fortalecendo uma economia muito mais circular“, explica Afonso Ravasco, cofundador e CEO da Trash4Goods.

A app Trash4Goods – disponível nos sistemas iOS e Android – foi a grande vencedora do projeto e-Waste Open Innovation, em 2021, uma competição de empreendedorismo com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções para a reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Persil

Persil e Make-A-Wish voltam a juntar-se em ação solidária neste Natal

horeca

Inflação ameaça empresas do canal Horeca