in

Empresas portuguesas aumentam participação na Alimentaria 2024

Alimentaria2022

A Alimentaria&Hostelco regressa em 2024 com um aumento da participação de empresas portuguesas. A Portugal Foods e a Inovcluster repetem-se como expositores nos pavilhões internacionais, reunindo empresas de todo o país com uma vasta gama de produtos lácteos, doces e conservas, principalmente.

Outras empresas participarão por conta própria em diferentes sectores, como Intercarn ou Restaurama&Hostelco. No total, estima-se um crescimento de 20% em relação à última edição.

Assim, Portugal confirma-se como um dos principais mercados da Alimentaria, tanto a nível de expositores como de visitantes. Aliás, já na edição de 2022, Portugal destacou-se como o terceiro país da Europa com maior número de visitantes na feira, evidenciando o interesse e relevância que a Alimentaria tem para os profissionais portugueses do sector.

Adicionalmente, a organização da Alimentaria prevê convidar uma dezena de compradores portugueses de alto nível através do Programa Hosted Buyers, com o objetivo de aumentar as oportunidades de negócio para os participantes no evento.

 

Sector-chave na Península Ibérica

Espanha e Portugal são parceiros tradicionais importantes no sector agroalimentar. De acordo com os dados fornecidos pela Federação Espanhola das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), Portugal destaca-se como o segundo destinatário das exportações espanholas de alimentos e bebidas. No período entre janeiro e abril, registou-se um volume de negócios de 1.872 milhões de euros de exportações espanholas com destino a Portugal. Esse número representa um crescimento significativo tanto em valor (19,91%), quanto em volume (0,87%), em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os principais produtos alimentares espanhóis vendidos ao mercado português são a carne e seus derivados – uma rubrica que representa quase 20% das vendas -, peixe processado, crustáceos e moluscos e azeite.

Por outro lado, Espanha destaca-se como o principal destino das exportações agroalimentares portuguesas, com 35% do total exportado, segundo dados do CaixaBank Research para 2022; praticamente metade (47,4%) são exportações de alimentos e bebidas.

Para J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, “a Alimentaria&Hostelco continua a ser a plataforma ideal para fortalecer valiosas relações comerciais hispano-portuguesas e, ao mesmo tempo, multiplicar as oportunidades de negócio e projeção das suas empresas de alimentação, bebidas e foodservice”.

 

Novidades da Alimentaria&Hostelco 2024

Entre as novidades da edição de 2024, a Alimentaria destaca a fusão da oferta expositiva da Hostelco, a Feira Internacional de Equipamentos e Máquinas para Restauração, Hotelaria e Comunidades, e da Restaurama, a Feira Alimentaria focada no canal Horeca e foodservice, “para se consolidar como um evento de referência na Europa para o sector”. Dentro do Hostelco e do Restaurama, serão também incluídas novas funcionalidades como a área do café, padaria e pastelaria, bem como o The Horeca Hub. “A primeira oferecerá uma seleção completa de produtos e equipamentos para os sectores de café, bar, panificação, pastelaria e sorveteria. Além disso, este espaço contará com uma área dinâmica com atividades como workshops, demonstrações, degustações, palestras e concursos, com o objetivo de promover a interação e contato entre os profissionais”.

 

Horeca Hub

O Horeca Hub, por seu lado, vai tornar-se o epicentro do evento, oferecendo um leque alargado de propostas que visam dar resposta aos principais desafios do sector: inovação, digitalização, experiência do cliente, inteligência artificial, sustentabilidade, atração e retenção de talento e diferenciação. Este espaço terá exposições de cozinha ao vivo, degustações, palestras, conferências e workshops para profissionais. Serão também expostas soluções inovadoras e realizados concursos como Chef e Empregado do Ano, entre outros eventos.

Além disso, será dado maior destaque à área da restauração coletiva com a incorporação da nova área Restaurantes em Ponto de Encontro Coletivo, que reunirá empresas do sector num espaço dedicado a apresentações e demonstrações.

 

Nove salões sectoriais

A oferta do evento será estruturada em nove salões sectoriais: os “veteranos” Intercarn, Restaurama, Interlact, Expoconser e Snacks, Biscuits & Confectionary, a par das recém-criadas Coffee, Bakery & Pastry, Organic Foods, Fine Foods e Food Tech A estes juntam-se os sectores transversais de Mercearia (produtos de grande consumo), Pavilhões Internacionais e Terras de Espanha (que reúne as regiões e comunidades autónomas de Espanha), além da feira Alimentaria Trends, que inclui espaços para segmentos em franca expansão Vegan Foods, Free From (alimentos sem alérgenos), Halal Foods e Functional Foods.

 

Intercarn

Já a Intercarn, o salão de produtos cárneos e derivados volta a ser o maior espaço da próxima edição da Alimentaria. Com mais representatividade empresarial do que nunca, a Intercarn 2024 “também terá um maior número de grandes compradores internacionais convidados de mercados estratégicos para o sector de carnes”.

 

Siga-nos no:

Google News logo

EUROWAG

Serviços da Eurowag ajudam transportadoras a obter reembolso do IVA no estrangeiro

Borges

Borges apresenta novos lançamentos e completa a gama Borges Quintas